Equipe da UFSM é constituída por oito alunas e dois professores |
Para uma equipe de oito acadêmicas e dois professores da UFSM, (Universidade Federal de Santa Maria), o ano de 2011 vai começar com muito trabalho, ajudando pessoas que vivem a milhares de quilômetros de Santa Maria. Isto porque, no período de 24 de janeiro a 5 de fevereiro, eles vão participar do Projeto Rondon, atuando em Itajá, município de aproximadamente 7 mil habitantes localizado no oeste do Rio Grande do Norte, a cerca de 200 quilômetros de Natal.
A equipe de rondonistas da UFSM planeja desenvolver aproximadamente 80 oficinas em Itajá. Nas oficinas, destacam-se temas ligados a saúde e educação, como aleitamento materno, doenças sexualmente transmissíveis, atividades lúdicas, esportes e suas regras, postura corporal, fabricação de sabão, academia de ginástica, diabetes, automedicação, problemas respiratórios, saúde do trabalhador, drogas, humanização do tratamento na saúde, valorização dos idosos, reaproveitamento e manutenção de alimentos, oficinas relacionadas a cultura (música, teatro, fotografia, história da cidade e memórias dos habitantes), direito e administração (organização de arquivos e almoxarifado, noções básicas de direito civil, direito do consumidor, assistência social a adolescentes e idosos). Além disso, um filme será exibido ao final de cada dia de atividades.
Até o momento, a coordenadora da equipe é a única que conhece Itajá. A professora Silvana Bastos Cogo Bisogno, esteve no município em novembro, na viagem precursora do Projeto Rondon. Esta primeira viagem serviu para conhecer de perto quais são as carências do município e com que tipo de atividades a equipe da UFSM poderia beneficiar a população local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário