segunda-feira, 25 de abril de 2011

Falta muito pouco para a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves sangrar

As nuvens escuras que cobriram os céus do sertão potiguar nas últimas semanas e que resultaram em boas chuvas por todo o Rio Grande do Norte ainda não apagaram as dúvidas de quem espera um espetáculo à parte, no período chuvoso: as sangrias dos açudes. Embora alguns reservatórios do estado já tenham ultrapassado sua cota máxima, em outros o nível da água ainda está longe de alcançar a altura dos sangradouros e restam dúvidas se isso ocorrerá.

A informação que chega até o blog é que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com quase 100% de seu volume ocupado ainda faltando 70cm (e não 45cm como haviámos divulgado) para a sangria, medida que pode parecer pequena, mas que ainda representa um volume imenso de água. O reservatório comporta 2,4 bilhões de m³, que faz dele o maior do Rio Grande do Norte.

Nas cheias de 2008 e 2009, o reservatório chegou a registrar uma sangria com mais de 4 metros de lâmina d’água, em um espetáculo que encheu de beleza os olhos dos turistas e de temor os moradores das áreas próximas, vítimas das inundações que destruíram casas e plantações no Vale do Açu. Este ano, porém, o momento é de expectativas.

Com informações da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário