quarta-feira, 15 de junho de 2011

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RECEBEM KITS DE TRABALHO


Na manhã de hoje (15), o prefeito Gilberto Eliomar Lopes e o secretário de Saúde e Vigilância Sanitária Alaor Pessoa realizaram a entrega do Kit da Agente Comunitária de Saúde para as 18 integrantes do Programa, em Itajá. A entrega aconteceu na sede da Prefeitura.

Com o objetivo de garantir condições de trabalho nas visitas domiciliares e na avaliação das condicionalidades previstas no Programa Bolsa Família, durante o trabalho de campo, o kit é composto por uma balança portátil, duas camisetas, protetor solar, protetor labial e material de expediente como caderno, lápis, caneta e borracha. Posteriormente complementará os acessórios uma bolsa em lona, que ainda depende de entrega do fornecedor.
 
“O kit é uma ferramenta eficaz para que as agentes possam desempenhar melhor os seus trabalhos na comunidade com proteção e identificação. A entrega desse kit faz parte da política de valorização das Agentes Comunitárias de Saúde. No ano passado, o prefeito Gilberto garantiu o aumento de 5% no salário das agentes, conforme a Lei 188/2010 de 15 de setembro e agora estamos discutindo a organização de um espaço físico mais amplo e adequado para os Agentes Comunitários de Saúde, Vigilância Sanitária e Central de Regulação de Consultas, declarou o secretário Alaor Pessoa.

As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) compõe a Estratégia Saúde da Família (ESF) que é um elo entre a comunidade e a unidade de saúde. A ESF é uma tática permanente para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), na qual as equipes multiprofissionais atuam na unidades básicas de saúde.

As equipes são responsáveis por um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitadas, nos aspectos de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes desse grupo populacional. 

Itajá conta com 03 equipes de Estratégia Saúde da Família e 18 Agentes Comunitárias de Saúde que atendem quase 7 mil pessoas. As equipes atuam na orientação da comunidade sobre os principais cuidados que devem ser tomados para preservar a saúde. Além disso, elas mantêm um contato mais direto com o paciente, ajudando a identificar mais rápido os sintomas das doenças.

Danyelle Lopes
Assessoria de Comunicação da PM de Itajá

Nenhum comentário:

Postar um comentário