Futebol no Itajá
A prática do futebol no ITAJÁ teve inicio por volta de 1948, tendo em Manoel Argemiro Lopes, o seu criador e incentivador maior.
Deslocando-se até Natal, Manoel Argemiro fez a primeira compra do material necessário à pratica do futebol: camisas, calções, meiões, chuteiras, bolas, etc. estava aí apartir de 1948, fundado o primeiro time de futebol do “saco” hoje ITAJÁ.
De lá até os dias de hoje, o Itajá, vem se firmando como uma das boas escolas de futebol da hinterlândia potiguar, haja vista as grandes revelações de craques ali formados.
Possuindo uma boa tradição no contexto futebolístico do Interior do Estado, o Itajá obteve o terceiro lugar nos anos de 1969 e 1985 valendo pelo Campeonato Interiorano de Futebol. Em 1969, além de ter sido a terceira melhor equipe interiorana, o Itajá foi detentor do troféu Aluízio Alves, por ter apresentado o melhor nível técnico e disciplinar daquele campeonato.
Entre as décadas de 1960 e 1980, dois clubes dividiam a preferências da torcida itajaense: o Itajá Futebol Clube e o Clube Esportivo Independente. Este último é formado somente por jogadores nascidos no Itajá – o que motivou certa rivalidade, chegando ao ponto deste, até então Distrito, se apresentar no Campeonato Interiorano de Futebol, com duas equipes.
O Estádio local tem nome de Manoel Argemiro Lopes, numa justa homenagem de seus conterrâneos, uma vez que, foi ele, sem sombra de dúvidas, o maior desportista de todo o vale do Açu.
Pesquisa e Redação:
Max Bruno Medeiros
os dois mascotes agachados são a direita Janilson de Manú e Wargas Pessoa de Cassimiro
ResponderExcluir