Compra Direta é uma ação do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), executada pelo Governo do Estado através da Emater-RN. Seu objetivo é adquirir dos agricultores familiares produtos beneficiados ou não, como frutas, verduras, derivados do leite, carnes, bolos, doces e biscoitos, e doá-los a instituições como creches, escolas e hospitais públicos, abrigos de idosos. O Compra Direta garante alimentação saudável e de qualidade para pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social.
Em Itajá, o processo já está bem adiantado, a Prefeitura Municipal já enviou a documentação que faz a solicitação de inclusão no programa, no qual se compromete em dar suporte operacional aos programas. O agricultor que queira fazer parte do programa, é só procurar a sede da EMATER e levar todos os seus documentos, e no local todas as medidas serão tomadas. A expectativa é que até Agosto, tenham várias pessoas cadastradas no programa.
Estão aptos a participar do Compra Direta agricultores inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Cada fornecedor pode comercializar até R$ 4.500,00 por ano ao Governo do Estado. As notas fiscais das negociações com os agricultores familiares são processadas eletronicamente. O objetivo é evidenciar a transparência e agilizar as ações do PAA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário