domingo, 18 de setembro de 2011

Chegada da cruz emociona católicos na Zona Norte de SP


Milhares de fiéis se concentraram no Campo de Marte. 

Após shows de músicos católicos, missa solene era celebrada.

Cruz Peregrina chega ao Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo (Foto: Reprodução / TV Globo)Cruz Peregrina chega ao Campo de Marte, na Zona
Norte de São Paulo )
A chegada da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, que marcam o início da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, à festa católica organizada neste domingo (18), no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, emocionou os fiéis que estavam reunidos desde o início da manhã.

Uma missa solene era celebrada com participação de vários bispos e religiosos de todo o estado. O encontro de jovens de diferentes nacionalidades acontecerá em julho de 2013, no Rio de Janeiro. O papa Bento 16 deve vir ao país para acompanhar o evento.

Não há por parte da PM e da organização do evento uma estimativa de público no local. A expectativa, no entanto, é que até 100 mil fieis comparecessem. Desde as 9h, cantores católicos, como os padres Fábio de Melo e Juarez de Castro, se revezam no palco para animar a multidão. Segundo a PM, não houve registro de tumulto ou incidentes.
Não há por parte da PM e da organização do evento uma estimativa de público no local (Foto: Letícia Macedo/ G1)Não há por parte da PM e da organização do evento uma estimativa de público 

 
Lucas e Rafaela participam de comunidade na Zona Norte (Foto: Letícia Macedo/ G1)Lucas e Rafaela participam de comunidade na
Zona Norte 
O técnico em eletrônica Lucas de Melo Barroso Gomes, de 21 anos, que participa de uma comunidade no Jaçanã, na Zona Norte da capital, se diz feliz com a vinda da jornada para o Brasil. “Sempre tive vontade de participar, mas não surgiu a oportunidade. Lá na comunidade a gente não decidiu ainda se vai, mas com certeza eu gostaria de ir ao Rio”, afirma. A estudante da 8ª série Rafaela da Silva Rodrigues, de 14 anos, que participa do mesmo grupo de Rafael, acha que a jornada vai incentivar os jovens a participar mais. “Tenho certeza de que meus amigos vão ficar curiosos e vão querer participar”, diz.
Nutricionista pediu guarda-chuva emprestado para se proteger de sol intenso (Foto: Letícia Macedo/ G1)Bruna pediu guarda-chuva emprestado para se
proteger de sol intenso 
Nem o sol intenso afugentou os fiéis. Copos de água são distribuídos pela organização do evento. A nutricionista Bruna Pinheiro Alves, de 25 anos, teve de recorrer a uma sombrinha para se proteger. “Viemos para receber a cruz. A escolha do nosso país valoriza a nossa fé. O calor está muito forte, mas já peguei um guarda-chuva emprestado para amenizar.”

A advogada Márcia Gadben, de 27 anos, que mora em Santana, na Zona Norte, diz ter participado da jornada em Madri, na Espanha. Márcia é uma das delegadas da jornada no Brasil. Ela acredita que o jovem brasileiro pode dar uma grande contribuição à iniciativa. “A nossa acolhida será o nosso diferencial. O europeu é morno, enquanto o brasileiro é vivo, é alegre. A gente transmite a nossa fé pela alegria de sermos cristãos.”
Padre Fábio de Melo cantou para os fiéis neste domingo (Foto: Letícia Macedo/ G1)Padre Fábio de Melo cantou para os fiéis neste
domingo 
A bancária Eliana da Costa, de 36 anos, irá participar da liturgia da missa desta tarde. “Não tenho nem palavras. É um presente de Deus para mim”, afirma. Ela, que trabalha com jovens em sua comunidade, acredita que a jornada será um momento especial para os fiéis de todas as idades. “Sempre é tempo de descobrir a juventude que cada um leva dentro de si. Em Cristo, a gente é eternamente jovem."
A Jornada Mundial da Juventude foi instituída pelo papa João Paulo 2º. O lema do evento no Brasil será: "Ide, pois, fazer discípulos meus todos os povos".

Ainda neste domingo, os dois símbolos seguem para a Catedral da Sé. Na segunda-feira (19), acontecerão missas e uma procissão pelas ruas do Centro. Eles passarão ainda pelo Santuário São Judas Tadeu, na Zona Sul, e por paróquias no Ipiranga, de Santana e do Brás.
Artistas católicos se revezam em palco no Campo de Marte  (Foto: Letícia Macedo/ G1)


























Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário