segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pagina Oficial da Justiça RN Publica em sua pagina a Realização do Projeto Justiça e Escola em Nossa cidade

Nos dias 21 e 22 de setembro, 150 educadores da cidade de Itajá, município localizado no Vale do Açu, com aproximadamente 7 mil habitantes, receberam durante a Ação Formativa do Programa Justiça e Escola do Tribunal de Justiça Potiguar, o treinamento necessário para se tornem multiplicadores nas escolas do município. O Programa trabalha com a metodologia do “O caráter conta” e seus seis pilares: cidadania, senso de justiça, sinceridade, responsabilidade, respeito e zelo.

Hoje estão matriculados 1.580 alunos na rede municipal de ensino em Itajá e de acordo com o prefeito Gilberto Eliomar Lopes o interesse pelo Programa surgiu a partir da necessidade de disseminar valores entre jovens. “Queremos conscientizar os nossos jovens e o Programa Justiça e Escola vai no ajudar nesta tarefa”, comentou o prefeito.

A presidente do TJRN, desembargadora Judite Nunes, foi pessoalmente à cidade para a assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça. Para a desembargadora, o Justiça e Escola é uma importante contribuição do Judiciário para a sociedade. Ela acredita que os pilares trabalhados no Programa podem contribuir na formação de cidadãos de bem.

Para Luciano Valentim, professor de biologia do município de Itajá, o Programa chegou em boa hora na cidade, “trabalhar esses pilares é muito importante, pois ainda hoje temos a questão da indisciplina na escola”. O professor afirma que tudo que está sendo visto nas oficinas será levado para sala de aula. Ele acredita que esses conceitos ajudarão a formar cidadãos dignos e que esse trabalho deverá colher frutos no município.

Para a coordenadora do Núcleo de Projetos, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, o contato dos jovens com o judiciário através do Programa Justiça e Escola é essencial na formação do cidadão. Em 5 anos de existência o Programa já colhe frutos, “alcançamos a credibilidade na rede educacional e no poder executivo, através dos prefeitos que já  conheceram o Programa”. A desembargadora também explicou que o Programa chega até as cidades a partir de um pedido formulado pela prefeitura ao TJRN e na medida do possível todos os municípios são atendidos.

Atualmente, o Justiça e Escola está sendo desenvolvido em Natal, Parnamirim, Ceará Mirim, Açu e São Gonçalo do Amarante. As próximas cidades a receber o Programa e assinar o convênio com o TJRN serão: Alto do Rodrigues, São Tomé e Areia Branca.

 
Lançamento do programa Justiça e Escola em Itajá
 
Solenidade de lançamento do programa Justiça e Escola em Itajá
 
Adolescentes de Escola pública faz uma apresentação cultural durante a solenidade
 
A pres. do TJ, desa Judite Nunes assinando o convênio entre o TJ e a prefeitura de Itajá
 
Gilberto Eliomar Lopes, prefeito de Itajá
 
Desa Maria Zeneide Bezerra a coordenadora do Núcleo de Projetos
 
Desa. Judite Nunes Pres. do TJ
 
Fonte: http://www.tjrn.jus.br:8080/sitetj/GerenciadorServlet.do?secaoSelecionada_id=9&id=7883&action=GerenciadorWeb&operacao=exibirInternet&exibir=E&registrarLeitura=true

Nenhum comentário:

Postar um comentário