Nesta quinta-feira (13), um restaurante explodiu no Centro do Rio de Janeiro, matando 3 pessoas. A principal suspeita dos bombeiros é que um vazamento de gás causou o acidente. O local não tinha autorização para o uso de gás, mas foram encontrados diversos botijões no restaurante. Para evitar acidentes como este, é importante tomar cuidados com o botijão. A reportagem da RedeTV! procurou uma empresa distribuidora de gás em busca das principais orientações, confira:
- O botijão deve ficar em locais ventilados. Nunca o armazene em compartimentos fechados, como armários, gabinetes e vãos de escadas. O ideal é que ele fique fora da cozinha, mas em um espaço protegido da chuva e do sol.
- Também é preciso deixá-lo distante de tomadas, interruptores e ralos ou grelhas de água. O ideal é manter o botijão a uma distância de ao menos 1,5 metro destes itens da casa.
- Substitua a mangueira e o registro a cada cinco anos, e evite passar a mangueira por trás do forno.
- Ao trocar o botijão, certifique-se de que os queimadores do fogão estão desligados, e que não há nenhum tipo de chama ou faísca nos arredores. Na troca, use apenas as mãos. Ferramentas como martelo e alicate podem quebrar o regulador e gerar vazamentos
- Depois de concluir a instalação, faça um teste para ver se há vazamento. Para isso, coloque espuma de sabão sobre o regulador de gás. Caso se formem bolhas, há vazamento, e é preciso reinstalar o botijão. Se persistir o problema, leve o botijão para um local ventilado e chame a assistência técnica da empresa de gás.
- Ao sentir cheiro de gás na casa, não acenda fósforos nem acione interruptores ou outros dispositivos elétricos. Abra portas e janelas para melhorar a ventilação. Feche o registro de gás, e passe espuma sobre o regulador para confirmar se o vazamento é no botijão. Se for nele, retire a mangueira e leve o botijão para um lugar aberto e longe de fontes de calor. Em caso de fogo, tire todos do local e chame o Corpo de Bombeiros.
Fonte: RedeTV!
Nenhum comentário:
Postar um comentário