sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRABICA TERÁ INICIO SEGUNDA FEIRA EM ITAJÁ


A edição do Jornal do Vale de hoje, 10 de novembro, que vai ao ar pela FM Itajaense, recebeu a visita de “Neto Muriçoca”, coordenador dos trabalhos de saúdes desenvolvidos aqui no nosso município no tocante a endemias. Na oportunidade Neto falou sobre a campanha de vacinação antirrábica em animais domésticos como cachorros e gatos, campanha que seria iniciada hoje, mais devido alguns problemas na chegada da vacina ao município isso não foi possível. As ações só deveram ser iniciadas na próxima segunda-feira, 14 de novembro à tarde e será realizada até o dia 12 de dezembro, sendo que o dia “D” da campanha será no dia 26 do mês corrente.
Neto espera terminar a ação em Itajá antes do prazo estipulado, até porque a cidade irá disponibilizar duas duplas de agentes, uma para zona urbana e outra irá atender a zona rural o que acelera o processo de vacinação. Neto apela ainda para os donos dos cães colaborarem com os agentes para que eles não tenham tantas dificuldades para vacinar o animal e não seja necessários nenhum tipo de imobilização. Devido alguns problemas ocorrido com a vacinação no ano passado  aqui no Brasil o ministério da Saúde esse ano  comprou as vacinas direto da França que foi um dos motivos do atraso da campanha.  A vacinação em Itajá será itinerante, os agentes irão de casa em casa no município de Itajá para que nenhum animal fique sem ser vacinado. A meta de vacinação em Itajá é de 1.83 cães e 873 gatos tanto na zona urbana quanto na zona rural.
Dengue e Doença de Chagas

Na oportunidade Neto falou ainda sobre o inicio do sexto ciclo da campanha de combate ao mosquito da dengue, que também irá iniciar na próxima semana, e ainda repercutiu os dados da infecção predial dos ciclos anteriores, os números são os seguintes; 1° Ciclo 0,12% 2° Ciclo 0,13% 3° Ciclo 0,36% 4° Ciclo 0,24% e 5° Ciclo 0,00%. “Nosso município está dentro da meta preconizada pelo Ministério da saúde que é manter o município abaixo de 1% de infecção predial” disse "Muriçoca".
Sobre doença de chagas ele falou que desde que Itajá  se tornou município jamais foi percorrido todas comunidades rurais de nosso município, o que vai ser o diferencial esse ano, além daquelas comunidades que já foi encontrado o “bicudo” mosquito portador da doença. 

Redação: Nesiã Braga | Blog Selliga

Nenhum comentário:

Postar um comentário