Idoso é a pessoa que atingiu uma idade igual ou superior a 65 anos, e ao atingir está idade, corpo e mente já não são os mesmo de outrora. Requerem cuidados especiais, alguns psicólogos costumam dizer que “somos criança, entramos na fazer adulta e voltamos a ser criança”.
Ao longo dos anos o idoso conquistou muitos benefícios, como transporte gratuito. Mesmo tendo conquistado muitos benefícios, é necessário atentar para um ponto importante, o idoso precisa acima de tudo de carinho.
Por vezes nos deparamos com famílias que abandonam suas mães e pais idosos aos cuidados de enfermeiras, casas de abrigos particulares e publicas, sem lhes proporcionar nenhum carinho. Não se interessar por saber como anda os cuidados desses idosos que no passada não média esforços para cuidar daqueles que se tornariam seus algozes.
Os maus tratos ao idoso, não acontece somente quando se flagra uma enfermeira espancando essas pessoas. Maus tratos também podem ser considerados este abandono, maltrata ser abandonado sem justa causa, sem ter feito mal algum, ao simples pretexto de que precisa continuar sua vida profissional e social.
O idoso representa hoje 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. E é pensando justamente neste contingente populacional que Conforme o Estatuto do idoso, que entrou em vigor no dia primeiro de outubro de 2003: Art. 10 § 2º O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, idéias e crenças, dos espaços e dos objetivos pessoais.
Vamos cuidar dos nossos idosos, pois um dia chegaremos a está idade, e querendo mais, querendo que a expectativa de vida cresça justamente para podermos viver mais. Todos vão querer ser idosos um dia e ninguém vai querer ser um idoso mau tratado.
Fonte: ITALOLIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário