A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte quer a revisão eleitoral com coleta de dados biométricos, prioritariamente, nos municípios de Rafael Godeiro e Itajá. Os pedidos de prioridade foram enviados ao Tribunal Regional Eleitoral no RN em razão de as referidas localidades apresentarem indícios de irregularidades na constituição do eleitorado, preenchendo cumulativamente todos os requisitos legais para revisão.
No caso do município de Rafael Godeiro, foi denunciado à PRE/RN que o atual prefeito, Abel Belarmino de Amorim Filho, tem arregimentado eleitores por intermédio de transferências eleitorais fraudulentas. Nas eleições de 2008, ele teria se utilizado do mesmo mecanismo para transferir o domicílio eleitoral de cerca de 600 eleitores para o município. O caso já é objeto de investigação na 55ª Zona Eleitoral.
Ainda sobre Rafael Godeiro, foi constatado que o número de eleitores (3.078) no município atualmente é superior à população da localidade no ano de 2010 (3.063 habitantes).
Situação semelhante foi verificada em Itajá, onde observou-se que o percentual de eleitores (6.533) em relação à população no ano de 2010 (6.932) é de 94,53%, ou seja, excede ao percentual de 65% previsto na lei ou de 80% fixado pela jurisprudência do TSE.
Fonte: Robson Pires
Fonte: Robson Pires
Querermos ter na cidade de Itajá uma revisão com honestidade e consciência por parte do eleitor importado e do político que transporta esta mercadoria por alguns reais, uma prótese e às vezes um emprego, pois temos os eleitores importados caros e baratos. Há aqueles que têm um belo emprego e ainda é convidada para todas as festas realizadas pelo o município. Sendo destaque na hora que a festa começa, ganha um doce quem souber quem é esta eleitora importada da capital, que sai cara aos cofres da nossa cidade. Ah! Espero que nesta revisão o atual prefeito que por coincidência era o mesmo da ultima revisão, que por sinal não deu em nada. Não implore para aquela eleitora importada, que realmente não mora no domicílio declarado, beijar o dono da casa para comprovar sua falsa residência, lembre que foi constrangedor, afinal ainda não temos nem um ator global fazendo parte do nosso eleitorado importado.
ResponderExcluirAbraços e que a Justiça comece a reinar em Itajá/RN