Os projetos são os primeiros a serem executados na 3ª fase de expansão dos IFes
O ministro da Educação Aloízio Mercadante participou, no final da tarde desta quinta-feira (8) do lançamento das obras de construção dos campi de Ceará Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A solenidade foi no Campus Natal-Central do Instituto e contou com a presença da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, da deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), do secretário executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antônio de Oliveira – pela primeira vez visitando um instituto federal depois de empossado na Setec/MEC.
O reitor Belchior de Oliveira Rocha fez uma apresentação sobre o projeto arquitetônico das escolas, que terão capacidade para 1200 alunos nos três turnos escolares. Eles disporão de modernas instalações, que incluem 14 salas de aula, 20 laboratórios de ciências e informática, refeitório, quadras de esportes, piscina semi-olímpica, biblioteca e auditório com capacidade para 204 pessoas. Cada escola significará um investimento de R$ 10 milhões, dos quais R$ 7 milhões serão gastos na construção e o restante no equipamento das unidades.
“Ocasiões como essa servem para que celebremos as conquistas no campo da Educação nos últimos nove anos e a principal delas é a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, disse a deputada Fátima Bezerra no seu discurso.
O ministro Aluízio Mercadante agradeceu o empenho da parlamentar na criação de novos institutos federais e fez um rápido balanço das prioridades do Ministério da Educação neste governo. Entre elas ele citou o Programa de Creches e o Programa de Alfabetização. “Precisamos alimentar bem essas crianças e alfabetizá-las na idade certa. Esse é o caminho para evitarmos a evasão escolar lá adiante”, disse o ministro. Ele falou também sobre o Pronatec, destacando a importância dos institutos federais na capacitação profissionais de oito milhões de pessoas ainda neste governo.
Portal do IFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário