A Educação de Itajá começou 2012 com investimentos e ações que devem melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido na rede municipal. Destaque para obras de infraestrutura e também para a entrega de material didático.
O ano letivo teve início na última quinta (1º), com a entrega do kit escolar distribuído a cerca de 1.600 alunos. Já na parte de infraestrutura, a educação itajaense está ganhando várias obras que irão possibilitar melhores condições de ensino para os alunos das escolas municipais. Entre as obras estão a recuperação das escolas, a adequação de salas de recursos multifuncionais e a construção da quadra esportiva da escola municipal Libânia Lopes Pessoa, que iniciou no ano passado e deve ser entregue em junho deste ano.
Esse ano será entregue cerca de 200 bicicletas aos alunos da zona rural, adquiridos através do programa Caminho da Escola cujo objetivo é facilitar o acesso às escolas rurais.
Para garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes, o Governo do Estado fará ainda a doação de um ônibus escolar que tem como objetivo contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
Programas como o Mais Educação, Projovem Campo – Saberes da Terra, BPC Escolar e Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com as secretarias de Assistência Social e de Saúde são alguns das ações que serão executadas esse ano, no setor educacional de Itajá.
A seguridade da aplicação do piso salarial dos professores da rede municipal de ensino é outro ponto que marca a gestão do prefeito Gilberto Eliomar Lopes. Desde que assumiu o governo em 2009, o gestor de Itajá vem realizando a aplicação de aumento nos salários dos professores conforme institui o Ministério da Educação – MEC.
Em três anos de administração do prefeito Gilberto Lopes, os professores P1 já receberam 199% de aumento salarial e os professores P2 foram embolsados com 138% de aumento nos vencimentos salariais, então esse é mais um dos compromissos que estão sendo cumpridos pelo prefeito de Itajá.
“Sabemos que a aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008, mas somente em 2009, na gestão prefeito Gilberto Eliomar do Lopes, foi inicializada a integralização do piso salarial para os professores da rede municipal de ensino de Itajá”, afirmou a secretária de Educação Joana Darc Lopes.
Atualmente cerca de 1.600 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino, que conta com 5 escolas, sendo 2 na zona urbana e 3 na zona rural.
“Itajá nunca teve um impulso tão grande na educação, quanto no meu governo. Investimos na qualidade do ensino com a capacitação constante do quadro de funcionários, na valorização salarial e aplicação do plano de cargos e carreira dos profissionais do magistério, reestruturação e adequação das escolas municipais, distribuição de fardamento e kit escolar foram alguns dos importantes investimentos realizados durante a nossa gestão”, disse o prefeito Gilberto Lopes.
Para a gestora da Educação, estes investimentos são resultado do trabalho de toda equipe da Secretaria. “Todos estão empenhados em proporcionar uma melhor qualidade de ensino em nossa cidade, como determinou o prefeito Gilberto, e por isso trabalhamos na busca de parcerias e recursos para trazer mais investimentos e obras para as escolas municipais”, afirmou a secretária municipal de Educação da cidade de Itajá.
PREFEITURA MUNICIPAL DO ITAJÁ
Construindo o Futuro
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário