A Prefeitura de Itajá através das secretarias municipais da Saúde e da Educação em parceria com o Programa Saúde na Escola – PSE e a rede municipal e estadual de ensino estão promovendo a Semana de prevenção ao mosquito da Dengue.
O objetivo é fazer com que os alunos e professores das 4 escolas da rede pública de ensino da cidade participem das ações de prevenção ao Aedes Aegypti, transmissor da doença.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Joana Darc Lopes, o objetivo é fazer com que os professores estimulem os jovens a participar das estratégias de prevenção à dengue. "Nossa intenção é fazer uma convocação aos nossos professores e alunos para que trabalhem nessa ação preventiva".
A campanha foi iniciada ontem (9) nas escolas municipais e estaduais da zona urbana da Cidade com palestras sobre o tema com os Agentes de Endemias. O encerramento acontece na próxima quinta (12), reunindo agentes municipais, professores e estudantes numa passeata pelas ruas da cidade com concentração na escola municipal Libãnia Lopes e encerramento na quadra Jair Seixas no bairro Barro Vermelho.
O mutirão sairá expondo cartazes, faixas e banners orientando a população quanto à importância do cuidado que os moradores devem ter com suas residências uma vez que o mosquito costuma deixar seus ovos em caixas d’água, bandejas traseiras de degelo das geladeiras, vasos de plantas, objetos esquecidos nos quintais e entre outros.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alaor Ferreira Pessoa Neto, no início do ano foram notificados no 1º ciclo 2 focos de dengue no bairro Antônio Jota, mas com o trabalho dos agentes de endemias foi possível realizar o bloqueio da proliferação do mosquito. Já no 2º ciclo nenhum foco do mosquito foi encontrado. “Por isso, mesmo depois da ação é preciso que todos continuem zelando pela limpeza não deixando água acumulada nas ruas e quintais para que a população continue imune à ação parasita do Aedes Aegypti”, alertou o secretário municipal de Saúde de Itajá.
PREFEITURA MUNICIPAL DO ITAJÁ
Construindo o Futuro
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário