Os alunos da escola municipal Libânia Lopes Pessoa e da escola estadual João Tertulino Lopes vão participar amanhã, a partir das 8 horas, do Dia de Saúde na Escola. A ação tem o objetivo de realizar o monitoramento e avaliação das condições de saúde dos estudantes para fomentar o desenvolvimento físico e mental saudáveis, em cada fase da vida do escolar, oferecendo cuidado integral, de acordo com as necessidades de saúde detectadas.
O evento contará com atendimento de nutricionista, fonoaudiólogo, dentista, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro e fisioterapeuta para os alunos dos turnos matutino e vespertino das duas escolas.
Para a realização do evento, a coordenação do PSE de Itajá convocou cerca de 60 profissionais das secretarias da Saúde e da Educação para fortalecer as parcerias e a intersetorialidade necessária para implementar as ações pactuadas através do Programa com o Ministério da Saúde.
De acordo com a gestora de Educação Joana Darc Lopes, a secretaria municipal de Educação vai desenvolver várias ações, priorizadas de acordo com o diagnóstico local, tendo como foco a avaliação das condições de saúde dos estudantes e posteriormente as ações educativas que já realizamos durante todo o ano letivo.
Para o secretário de Saúde, a prioridade é garantir a avaliação das condições de saúde para em seguida buscar resolutividade de acordo com as necessidades de cada escolar, afirmou Alaor Pessoa.
A coordenadora do programa Kayonara Kardênia acrescentou que durante o evento os profissionais de saúde farão também a atualização do calendário vacinal, por isso é necessário que todos os alunos levem a sua carteira de vacinação. Kayonara acrescentou que o PSE constitui em uma estratégia para integrar e articular as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da escola envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica, voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira.
PSE EM ITAJÁ – O Programa Saúde na Escola em Itajá, implantado esse ano, vem permitindo experimentar novas maneiras de ampliar o acesso dos estudantes as ações e serviços de saúde e encaminhar as políticas públicas de educação e saúde. O programa é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário