quinta-feira, 10 de maio de 2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA SEGUE EM ITAJÁ



A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Itajá, que começou no dia 2 de maio, segue até o fim do mês.  Dividida em duas etapas, maio e novembro, a campanha visa imunizar milhares de animais entre bovinos e bubalinos independente da faixa etária do rebanho.
A campanha de imunização contra a febre aftosa em Itajá é realizada por meio de uma parceria da prefeitura através da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente com o Sindicato Rural do município e a Emater Local.
A febre aftosa é uma doença contagiosa causada por um vírus. Os sintomas principais nos animais são febre e lesões vesiculares, úlcera na boca, anorexia e estomatite. Segundo dados da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, a cidade de Itajá conta atualmente com um rebanho de aproximadamente 2.500 mil animais de gado e 170 criadores.
De acordo com o coordenador da campanha Lindemberg Leandro de Lima, os criadores devem procurar regularizar os seus rebanhos com a vacinação e posteriormente com a declaração na secretaria de Agricultura, no horário das 8 às 13 horas até o dia 15 de junho. O coordenador enfatizou também que os criadores têm até o final desse mês para realizar a compra das vacinas.
 Para efetuar a declaração é necessário que o produtor leve a nota fiscal de compra da vacina, o CPF, o nome do proprietário da terra e da propriedade bem como informações do rebanho com a descriminação da quantidade, idade e sexo. Já os criadores de outras espécies como ovinos, caprinos, suínos, equinos, aves e outros, deverão comparecer para efetuarem a atualização do cadastro dos animais.
A secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente esta localizada na rua José Alexandre Lopes s/n, bairro São Manoel – Itajá/RN.


PREFEITURA MUNICIPAL DO ITAJÁ
Construindo o Futuro
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário