O conselho tutelar de Itajá prepara uma programação especial para os próximos dias 17 e 18, movimentos esses alusivos ao dia nacional de combate a exploração sexual a crianças e adolescente.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil foi criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.
Desde então, todos os anos a data é marcada por solenidades e apresentação de ações de órgãos públicos e da sociedade civil no combate a esta grave violação de direitos humanos. Para incentivar a luta pelos direitos das crianças e adolescentes, o Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Comissão Intersetorial lançaram, em 18 de maio de 2010, o Prêmio Neide Castanha, que prestigia personalidades e instituições que se destacaram no combate a crimes sexuais contra jovens brasileiros. O prêmio também é uma homenagem a Neide Castanha, fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que faleceu em 2010.
Na oportunidade o conselho tutelar de Itajá promoverá duas grandes ações para trabalhar o tema, na quinta-feira, dia 17, acontecerá uma palestra na sede do CRAS (Centro de Referencia a Assistência Social) e terá como palestrante o conselheiro tutelar da cidade do Assú Alexandre Douglas. A palestra visa conscientizar o publico presente para o cuidado com a criança para que a mesma não seja mais vitima dessa realidade.
A palestra começará a parti das 4 horas da tarde e está sendo aguardada a presença de crianças e adolescentes, autoridades e sociedade civil de um modo geral.
Ainda dentro da programação, acontecerá um pit stop na manhã da sexta-feira, 18, dia D da campanha. Na oportunidade conselheiros tutelares, membros da UCA(Universidade da Criança e do Adolescente) e alunos do Pro jovem farão panfletagens, ostentaram bandeirolas preta com o numero 100 (disque denuncia), trarão a rosa símbolo da campanha em seu peito e ainda se vestiram com roupas de cores fortes para que possam chamar ainda mais a atenção de toda sociedade para a importância do tema. Essa parte final acontecerá a parti das 8 horas da manhã na Praça Manoel Argemiro ao lado do CSI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário