quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aviso sobre privacidade do Facebook é falso; entenda o caso


Desde o último domingo (21/10), circula pela Internet uma enxurrada de mensagens com um aviso sobre a privacidade no Facebook. No texto que tem sido compartilhado, usuários afirmam que, “com as mudanças da rede, agora todos ficam sabendo de coisas de gente que nem estão nos nossos contatos”.

Mensagem falsa sobre privacidade circula no Facebook (Foto: Reprodução)Mensagem falsa sobre privacidade circula no
Facebook (Foto: Reprodução)
De acordo com o hoax (em tradução literal, farsa) sempre que um contato comentar ou curtir uma postagem ou fotografia na rede social, todos os amigos dela terão acesso ao conteúdo, mesmo que ele não tenha sido compartilhado publicamente.
Para corrigir a tal “falha de privacidade” no Facebook, a mensagem sugere que os usuários acessem as configurações dos contatos e desmarquem a opção “Comentários e opções Curtir”. Assim, mesmo que alguém comente ou curta uma postagem, os demais amigos não terão acesso. Como não poderia faltar em um bomhoax, no final, a mensagem diz que, se o usuário “quiser copiar e colar no seu mural para assegurar a sua privacidade, esteja à vontade”.
Este tipo de mensagem não é nenhuma novidade nas redes sociais. Na verdade, este tipo de comportamento é ainda mais antigo e era muito propagado através das “correntes” enviadas por e-mail. Especificamente neste caso, uma funcionalidade do Facebook pode ter ajudado a tornar este viral em “verdade”. No topo da sidebar direita da rede social, os usuários contam com a opção “Novidades”, que lista todas as atualizações dos contatos do usuário, deixando suas atividades mais expostas.
Opções de configurações de privacidade na página pessoal do Facebook (Foto: Reprodução)Opções de configurações de privacidade na página pessoal do Facebook (Foto: Reprodução)
Mas, diferente do que se possa imaginar, o Facebook somente exibe o conteúdo que o usuário tem permissão para visualizar. Assim, se alguém comentar ou curtir uma publicação que não possa ser visualizada por outra pessoa, ela não será exibida e o usuário não terá acesso à publicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário