quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENEM 2012 - Tire suas dúvidas.


Como posso saber meu local de prova?
O participante receberá pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição, o cartão de confirmação de inscrição contendo: número de inscrição; data, hora, local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico (se for o caso); opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso).
Se não receber meu cartão de confirmação o que devo fazer?
O cartão de confirmação de inscrição também estará disponível na página do INEP.
No dia de inscrição, declarei domicílio em Congonhas (MG), mas durante o ano me mudei para Lafaiete (MG). Onde terei que fazer a prova?
O local de realização do Exame pelo participante, estado e município, é o mesmo indicado no ato da inscrição.
O que acontece se o local de prova designado for longe da minha casa?
Confira com antecedência o local de prova e, se possível, compareça ao local para ter uma ideia de quanto tempo levará, a fim de não se atrasar. O edital não prevê alteração dos locais de prova.
Que documentos preciso levar no dia da prova?
É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto para a realização das provas. São documentos válidos para identificação do participante: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal; Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Incorporação; certificado de reservista; passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.
Posso apresentar uma cópia do documento?
Não, nem mesmo cópias autenticadas são válidas. Somente os documentos originais são aceitos para fazer o Enem.
Carteira de estudante serve como documento para o Enem.?
Não. Não são aceitos protocolos, certidão de nascimento, de casamento, título eleitoral, carteira de habilitação sem foto, carteira de estudante, crachá ou identidade funcional.
E se meus documentos tiverem sido roubados ou extraviados?
O participante que não tiver o documento de identificação original, com foto, no dia do Exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, deve apresentar Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial com data de, no máximo, 90 dias anteriores à realização da primeira prova. Ele será encaminhado à coordenação do local de aplicação para identificação especial, que compreende a coleta de dados e da assinatura do participante em formulário próprio.
O que acontece se o documento de identidade estiver vencido?
O participante que apresentar documento de identificação original com validade vencida, com foto que não permita a identificação dos seus caracteres; ou quando o documento original suscitar dúvidas quanto à sua assinatura, será encaminhado para a coordenação do local de aplicação para a identificação especial, que compreende a coleta de dados e de sua assinatura em formulário próprio.
Preciso conferir o nome e o número de inscrição no caderno de prova?
Sim. É responsabilidade do participante ler e conferir os dados registrados nos cartões-resposta, na folha de redação, na lista de presença e nos demais documentos do exame. O participante também deve marcar no cartão-resposta a cor do caderno de questões e transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões. Se os números estiverem incorretos, você deve avisar o chefe de sala.
Que traje devo usar no dia da prova? Posso ir de short? Posso ir de chinelo?
Use uma roupa confortável. Short, bermuda ou chinelo são permitidos.
Qual é o material utilizado para fazer a prova?
O participante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Posso usar algum material, como lápis, celular e calculadora?
Não. De acordo com o edital, o participante não pode: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações nem dispositivos eletrônicos. São vedados: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, receptores ou transmissores de dados e mensagens.
Posso ir de boné?
De acordo com o edital do Exame, não é permitido utilizar boné, chapéu, viseira, gorro e similares, nem mesmo óculos escuros.
O que faço com meu celular e outros equipamentos?
O participante deverá guardar, antes do início do Exame, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer equipamentos eletrônicos desligados e outros objetos. A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada na presença do aplicador e mantida embaixo a carteira do participante até o final das provas.
Posso levar comida e água?
Água e comida são permitidos.
Moro no Acre, a qual fuso horário devo obedecer?
O horário utilizado para o Enem em todas as regiões do país é o horário oficial de Brasília.
Quanto tempo tenho para responder às questões?
No primeiro dia de prova (3/11/2012), você tem quatro horas e trinta minutos para responder às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia de prova (4/11/2012), serão cinco horas e trinta minutos - uma hora a mais que no primeiro dia - para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaborar uma redação. Também nesse segundo dia é feita a prova de língua estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição no Enem..
Depois de quanto tempo posso sair do local de prova?
A saída definitiva dos locais de prova está autorizada após duas horas do início do Exame. O participante tem que esperar até 30 minutos antes do término da prova para levar o caderno de questões para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário