quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Itajá Acontece RETRÔ - Mês de Março: Chico Anysio morreu por falência múltipla dos órgãos, diz boletim


Humorista faleceu às 14h52 desta sexta-feira, 23, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.


Chico Anysio  (Foto: Marcos Porto/Photorio News)Chico Anysio (Foto: Marcos Porto/Photorio News)
Chico Anysio morreu de "falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar", segundo boletim médico divulgado às 15h50 desta sexta-feira, 23. O humorista estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, desde dezembro.
Confira o boletim médico na íntegra:
"Francisco Anysio Paula Filho faleceu hoje, dia 23 de março, as 14:52h, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, aos 82 anos. O paciente não resistiu a uma parada cardiorespiratória. O falecimento ocorreu por conta de falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.
No dia 22 de dezembro de 2011, o paciente deu entrada no Hospital Samaritano com um quadro de hemorragia digestiva. Após alguns dias internado no CTI da unidade, Francisco Anysio Paula Filho apresentou, também, um quadro de pneumonia e passou a respirar com a ajuda de aparelhos durante quase todo o período que esteve internado.
No início de janeiro, Francisco Anysio Paula Filho, apresentou leve melhora na infecção pulmonar e os médicos iniciaram o processo de retirada do respirador.
No dia 14 de janeiro, o estado do paciente piorou e Francisco Anysio Paula Filho foi submetido a uma laparotomia exploradora (cirurgia abdominal para determinar os motivos do sangramento no intestino, retirando um segmento do intestino delgado que tinha sofrido uma perfuração por isquemia intestinal). No mesmo período, o paciente desenvolveu insuficiência renal passando a receber sessões de hemodiálise.
Em fevereiro, o paciente apresentava discreta melhora no quadro clínico e as sessões de hemodiálise foram suspensas, assim como a redução dos medicamentos para controlar a pressão arterial.
O paciente estava lúcido, permanecia algumas horas do dia sem ajuda do suporte mecânico para respirar e passava diariamente por sessões de fisioterapia respiratória e motora. No fim do mês, Francisco Anysio Paula Filho, foi diagnosticado com um novo quadro de pneumonia, passou a fazer uso de antibióticos e voltou a respirar com ajuda de aparelhos.
O paciente permaneceu com o mesmo quadro clínico até meados de março. No dia 21, o paciente apresentou piora no quadro cardiocirculatório com queda da pressão arterial e falência dos rins. Voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia e foi submetido a sessões de hemodiálise.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário