quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Reunião define hoje racionamento no estado



placa itans
Representantes da secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e do Instituto de Gestão das Águas (Igarn) se reúnem, na manhã de hoje, para discutir medidas de impacto que deverão ser adotadas nos próximos meses com o objetivo de minimizar os problemas causados pela estiagem no Estado. O encontro ocorre à portas fechadas. Os prefeitos aguardam uma resposta mais efetiva do Governo e cobram mais celeridade nas obras de combate à seca.
De acordo com o titular da Semarh, Gilberto Jales, a região do Alto Oeste é a que se encontra em situação mais crítica em relação ao volume dos reservatórios. Alguns deles estão com menos de 20% da capacidade. Ontem, Jales confirmou que duas cidades, Alexandria e São Miguel, terão racionamento no fornecimento de água, assunto que será discutido na reunião de hoje.
O problema atinge outras regiões do Estado. Em Caicó, por exemplo, o açude  Itans está com 35% da capacidade total. Segundo o prefeito Roberto Germano, a zona Norte da cidade já sofre com o racionamento de água. Caicó é atendida pela Operação Carro Pipa, do Exército Brasileiro, mas, de acordo com o prefeito, não é o bastante.
Apesar da capacidade abaixo do normal, a situação do Itans é boa se comparado com outras barragens. O reservatório Bonito II, no município de São Miguel, está com menos de 14% da sua capacidade. Em Olho D’água dos Borges, a capacidade é de apenas 8,86% e Lucrécia com 11,29
O racionamento de água é previsto pelo Governo do Estado. De acordo com Gilberto Jales, o racionamento do fornecimento deve começar pelos municípios de Alexandria e São Miguel.
Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário