sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Grupo de artistas de Itajá recebe visita da OCB/Sescoop-RN

A Associação de Cultura Chiquinha Pessoa pretende constituir uma cooperativa cultural
Grupo de artistas de Itajá recebe visita da OCB/Sescoop-RN
No município de Itajá (Vale do Assu, a 200 km de Natal), a equipe técnica do Sistema OCB/Sescoop-RN visitou o grupo de artistas da Associação de Cultura Chiquinha Pessoa. São bailarinas, atores e profissionais de diversas áreas culturais, que pretendem constituir uma cooperativa.

Sônia Rocha, Superintendente do Sistema OCB/Sescoop-RN foi acompanhada pela Professora Fátima Pessoa, personalidade bastante conhecida na região. “O grupo realiza diversas atividades pela região e precisa de uma assessoria técnica para constituir cooperativa e transformar o trabalho, dando uma cara bem mais profissional às ações culturais”, explica Fátima Pessoa.

A reunião foi iniciada com uma apresentação de dança e dinâmica de grupo que aproximou e acolheu a equipe da OCB/Sescoop-RN, deixando o encontro mais descontraído.  Sônia Rocha apresentou a Organização das Cooperativas Brasileiras e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (OCB/Sescoop-RN) e informou sobre todos os processos para se constituir cooperativa e registro na OCB-RN. “Ao se organizarem em cooperativa, o trabalho destes artistas será formalizado, o que dará uma característica ainda mais profissional à arte que eles produzem. A cooperativa poderá conseguir outros apoios, participar de licitações, emitir nota fiscal, tudo como manda o figurino. E a OCB/Sescoop-RN estará de mãos dadas com eles para o desenvolvimento e sucesso da cooperativa”, afirmou Sônia Rocha.
O município de Itajá é referência em expressões culturais do Rio Grande do Norte, principalmente nas danças típicas. A reunião com a OCB/Sescoop-RN foi intermediada pelo Secretário Municipal de Cultura Carlos Júnior. “Apresentamos à equipe o trabalho desenvolvido por jovens de Itajá há muito tempo”. Mas infelizmente este trabalho tem caráter voluntário e sem sistematização dos grupos. É algo que está enraizado na cultura do município há muito tempo. Mas o grupo está pronto para se organizar em um trabalho formal que pode contribuir de diversas formas para os jovens itajaense. Constituir uma cooperativa vai dar mais comprometimento para os artistas e esperamos contar com o Sescoop-RN para trabalharmos cursos e qualificações específicas”, afirmou o Secretário.




Fonte: SESCOP/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário