segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

UFRN estuda causa da mortandade de peixes no interior do RN


A Prefeitura Municipal de Lagoa Nova, município a pouco mais de 140 quilômetros de Natal, contratou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para analisar a água da lagoa onde milhares de peixes apareceram mortos no início deste mês. O laudo, que deverá apontar as causas da mortandade dos peixes, deverá ficar prontos em meados de março. 
saiba mais 

De acordo com o coordenador geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Arimatéria Dantas, o estudo foi contratao logo após a constatação da morte dos peixese. “A UFRN recolheu uma amostra da água de nos deu um prazo de 30 dias para apresentar um laudo apontando o que causou a mortandade dos peixes”, informou.

Relembre o caso 

Milhares de peixes da espécie tilápia morreram na lagoa que dá nome à cidade de Lagoa Nova no início de fevereiro. À época, uma equipe de fiscalização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) esteve no local e assessoria do órgão informou que as informações preliminares apontavam que a mortandade teria sido causada por falta de oxigênio. 

A coordenadora de fiscalização do Idema, Graça Azevedo explicou que a morte dos peixes por asfixia ocorre por processo natural, já que a seca que atinge o município está reduzindo a quantidade de água na lagoa, que abriga grande quantidade de peixes. “Com isso, a disputa pelo oxigênio se torna maior, causando a morte de vários desses animais”, disse.
 
Com informações do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário