Aconteceu neste último dia
03 de outubro de 2013, às 19hs na Escola Municipal Libânia Lopes Pessoa,
uma Oficina de Leitura para os professores da Educação Infantil até
o 9º ano. O objetivo dessa oficina era proporcionar aos professores
mais estratégias de leitura a serem aplicadas na sala de aula, como
forma de melhorar suas metodologias e assim ter uma melhoria no desempenho
dos alunos.
Dificuldades de leitura
têm sido um dos grandes problemas das escolas em todo o país, e cabe
à ela o papel de iniciar a criança no processo formal de alfabetização e
de gradativamente aperfeiçoar sua leitura como forma de lhe assegurar o
domínio de uma prática muito ampla e complexa e que por isso não tem um fim
em si mesma.
Dessa forma, embora o
processo de alfabetização esteja intimamente ligado à apropriação de
um código: a língua escrita com sua leitura complementar entre si, a
preparação do leitor efetivo se dá na medida em que o professor
adquire a postura de leitor e as atividades de leitura deixam de
ser atividades ocasionais, passando a integrar a vida do sujeito como
necessidade de que decorrem prazer e conhecimento.
À escola cabe mais do que
alfabetizar e possibilitar às crianças a aquisição de um código: dela se
espera a formação do leitor.
As oficinas foram
ministradas pelos professores Carpegiano Oliveira (para professores da
Educação Infantil até o 4º ano) e André Magri – ganhador do Prêmio
Construindo a Nação – 2010 e segundo lugar no prêmio Professor Nota
10 – edição 2011, da Fundação Victor Civita (para os professores do 5º ao
9º ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário