quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Prazo de matrículas na rede estadual de ensino é prorrogado


O Governo do Estado prorrogou até a próxima sexta-feira (27), o período de solicitação de matrículas para os estudantes que pretendem ingressar na rede estadual de ensino. Os interessados devem acessar o www.sigeduc.rn.gov.br, selecionar duas opções de escolas e solicitar a matrícula. 

Até o momento, 149 mil estudantes solicitaram suas matrículas por meio do SIGEduc. Do total, 41 mil é o número de novos alunos, que irão ingressar na rede. Os demais correspondem a renovações.

Campanha da Fraternidade 2014





Tema: Fraternidade e Tráfico Humano
Lema: Para Liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1) 

Fraternidade e Tráfigo Humano - CF 2014

Ojetivos desta Campanha da Fraternidade

Objetivo Geral

Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Objetivos específicos

1. Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração.

2. Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano.

3. Reivindicar, dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social.

4. Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.

5. Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador dessa realidade aviltante da pessoa humana.

6. Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado às vítimas desse mal.

Fonte: http://www.portalkairos.net/cf2014/default.asp#ixzz2o7cMIxVD

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

As chuvas no Rio Grande do Norte nas últimas horas, segundo Emparn



Chuvas(3)A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou a ocorrência de chuvas, nas últimas 24 horas, em várias regiões do Estado, em decorrência de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS), que está atuando no Oceano Atlântico. Esse fenômeno pode atuar de dois a três dias, segundo os meteorologistas. Em novembro foi registrada nos dias 4 e 5, a presença de um vórtice que trouxe chuvas ao litoral e interior do RN.
Na Mesorregião Oeste Potiguar foram registradas chuvas, entre outros, nos municípios de Pau dos Ferros, com 35 milímetros; Tenente Ananias 30,0; Coronel João Pessoa com 25,0mm, em Venha Ver, 25,0mm; São Miguel, 20,8mm; Luis Gomes, 20,0mm; Martins, 12mm; Janduis, 10mm; Portalegre, 7,0.
Na Mesorregião Central Potiguar, as chuvas foram registradas, entre outros, nos municípios de Serra Negra do Norte, 28,0mm; Carnaúba dos Dantas, 10,8mm; Santana do Serido, 9,1mm; Jardim de Piranhas, 8,4mm e Cruzeta (Base Física da Emparn), 6,3mm.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Começa período de entrega de documentação para cotistas



Começa período de entrega de documentação para cotistas

PSV 2014
Começou nesta segunda-feira a fase de recebimento de documentação dos candidatos cotistas, com deficiência física que pediram tratamento especial e solicitantes de isenção parcial ou total para o Processo Seletivo Vocacionado da Universidade do Estado do Estado do Rio Grande do Norte (PSV/UERN).
As pessoas que se enquadram nesse perfil tem até a próxima sexta-feira, dia 20, para fazer a entrega da documentação. O atendimento é das 8h às 17h.
De acordo com o diretor da Comissão Permanente do Vestibular da UERN (COMPERVE/UERN), Egberto Mesquista, mais de 16 mil pessoas solicitaram algum tipo de benefício.
Quem não fizer a entrega da documentação esta semana passa a condição de não cotista, mas terá uma nova oportunidade. Entre os dias 23 e 27 de dezembro será aberto o período de recorreção de taxa com a impressão dos boleto. “Será preciso fazer o pagamento para continuar no processo”, explica Egberto.
Nos últimos anos uma média de 5% dos inscritos com alguma solitação especial deixaram de fazer a entrega da documentação.
Este não será o caso da candidata Itamara Jéssica que tenta uma vaga no curso de turismo. Logo no primeiro dia ela compareceu ao Campus Central para fazer a entrega da documentação para ser cotista.
Ela reconhece o papel social da UERN ao dar chance aos alunos das escolas públicas. “É uma ótima oportunidade para quem quer uma faculdade e não tem condições de pagar”, frisou.

SAIBA SUA IDADE REAL


Faça o teste e descubra sua idade real. Escolha as alternativas em que você se enquadra, informe sua idade e clique no botão de calcular para obter o resultado
Esta é uma adaptação do teste elaborado pelos médicos americanos Michael Roizen e John La Puma, feita pela nutricionista Pérola Ribeiro, da Unifesp, especialmente para mulheres brasileiras. Não é necessário responder as questões em que você não se enquadrar em nenhuma das respostas oferecidas. Por exemplo: se, na questão 10, você não se enquadra na única resposta, não preencha. Mesmo assim, no final o teste vai apresentar a sua idade real.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MUNICÍPIO DE ITAJÁ RECEBE MÉDICO DO PROGRAMA FEDERAL “MAIS MÉDICOS”




A Prefeitura Municipal de Itajá recebeu no ultimo sábado (07), o médico cubano. O profissional chegou ao município por meio do Programa Mais Médicos do governo Federal. A recepção dos médicos aconteceu na sede da Unidade Básica de Saúde Maria Carmelita Pessoa.
 
A secretária de saúde Geórgia Carina, acompanhada da equipe da saúde, do prefeito Licélio Guimarães e do Secretário de Administração Lutércio Guimarães, recebeu o médico, Roberto Rojas Otero. Durante a acolhida o medico conheceu um pouco sobre o funcionamento da rede de serviços, estrutura e áreas técnicas da Unidade de Saúde e recebeu algumas informações sobre a atuação da saúde no município. 
 
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhorias do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Jovem protestante que exibiu cartaz de acolhimento ao Papa Francisco na JMJ se converte à Fé Católica.


Jovem evangélico converte-se à Fé Católica.
Jovem evangélico converte-se à Fé Católica.
Após um longo período de reflexão sobre minha vida e a vida da Igreja de Cristo aqui na terra, descobri a minha verdadeira Casa, minha verdadeira vocação”.Com essas palavras o jovem carioca Eduardo da Silva Campos, 19 anos, atualizou o  ’status’ da sua religião para Católico Apostólico Romano no dia  03 de Dezembro de 2013.
O gesto de Eduardo aconteceu 135 dias após ter emocionado o mundo quando apareceu segurando um cartaz de acolhimento ao Papa Francisco durante a Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em julho. Dizia a peça : “SANTO PADRE, SOU EVANGÉLICO MÁS EU TE AMO!! ORE POR MIM E PELO BRASIL! TUS ÉS PEDRO…”
Reprodução da Capa do Facebook de Eduardo.
Reprodução da Capa do Facebook de Eduardo.
Eduardo nasceu em uma  família protestante, cresceu junto à Mocidade da Assembleia de Deus de sua cidade, umas das mais fortes denominações do meio evangélico. Assim como  milhares de jovens, Eduardo sentiu o desejo de participar da JMJ RIO2013.
A conversão de Eduardo se deu na JMJ Rio2013.
A conversão de Eduardo se deu na JMJ Rio2013.
O encontro dos jovens com o Papa fez o jovem perceber a juventude da Igreja Católica, mesmo depois de 2000 anos de fundação. Foi nas areias de Copacabana que ele teve uma experiência forte com o amor de Deus, junto aos  mais de 3 milhões de jovens, reconhecendo  que existia  um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
Desde o mês de Julho, Eduardo aprofundou  o discernimento que culminou em sua conversão à Fé Católica. O próximo passo de Eduardo é a preparação  para receber os Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma e  assim com o seu testemunho resgatar mais almas para o seio da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
A história de Eduardo é apenas uma entre tantas de jovens e famílias que redescobrem a beleza da Fé Católica e retornam para sua prática.
Bastidor da imagem que rodou o mundo.
Bastidor da imagem que rodou o mundo.
Jovem era membro da Mocidade da Assembleia de Deus.
Jovem era membro da Mocidade da Assembleia de Deus.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

TRE decide pelo afastamento imediato da governadora Rosalba Ciarlini






O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, por cinco votos a um, votou pelo afastamento imediato da governadora Rosalba Ciarlini. Sobre ela pesa a acusação de abuso de poder político e econômico, ao ter desembarcado por 17 vezes, durante a campanha eleitoral de 2012.
O relator, juiz federal Marco Bruno Miranda, votou pela inelegibilidade da governadora Rosalba. Mas a divergência foi aberta pelo juiz Nilson Cavalcanti, que defendeu o afastamento imediato. Ele foi seguido pelos outros juízes: Carlo Virgílio, Artur Cortez, Verlano Medeiros e o desembargador Virgílio Medeiros.

Advogados de Rosalba Ciarlini recorrerão ao TSE para manter governadora no cargo


O advogado da governadora Rosalba Ciarlini, Felipe Cortez, confirmou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que afastou a chefe do Executivo estadual do cargo.
“Não havia o pedido de afastamento da governadora do cargo, isso surgiu no julgamento do TRE. Em primeira instância, o que houve foi a aplicação de multa. Agora o TRE decide afastar. Vamos recorrer imediatamente ao TSE. Decisão não se discute, recorre-se”, disse o advogado Felipe Cortez, que acompanhou o julgamento na sede do TRE.

ITAJÁ RECEBE MÉDICO DO PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL: MAIS MÉDICOS


Dr. Roberto Rojas Otero

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Mandela 'inspirou a luta no Brasil e na América do Sul', diz Dilma em tributo



Presidente da República foi 2ª chefe de Estado a discursar na solenidade.
Durante cerimônia, Dilma chamou os sul-africanos de 'sul-americanos'.

Dilma Rousseff fez discurso em homenagem a Mandela logo após a fala do presidente americano, Barack Obama (Foto: Pedro Ugarte/AFP)Dilma Rousseff discursou na África do Sul no tributo em homenagem a Nelson Mandela
(Foto: Pedro Ugarte/AFP)
Sob os olhares de cerca de 80 mil pessoas, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (10), durante discurso em tributo ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela no estádio Soccer City, em Johanesburgo, que o exemplo do líder negro inspirou o Brasil e a América do Sul. Segundo Dilma, Mandela foi "a personalidade maior do século 20".
"Trago aqui o sentimento de profundo pesar do governo e do povo brasileiro e, tenho certeza, [também] de toda a América do Sul pela morte desse grande líder Nelson Mandela. O apartheid que Mandela e o povo derrotaram foi a forma mais elaborada e cruel de desigualdade social e política que se tem notícia nos tempos modernos. [Mandela] Inspirou a luta no Brasil e na América do Sul. 'Madiba', como carinhosamente vocês o chamam, constituiu exemplo de referência para todos nós, pela histórica paciência com que suportou o cárcere e o sofrimento", disse Dilma.
Falando em nome do continente sul-americano, a presidente brasileira foi a segunda chefe de Estado – depois de Obama – a discursar na cerimônia, que lotou o Soccer City, palco da final da Copa do Mundo de 2010, onde Mandela fez sua última aparição pública. O ato na arena de futebol marca o início dos cinco dias de homenagens ao líder sul-africano, que morreu na quinta-feira (5), em Pretória, aos 95 anos.
Os tributos devem durar até seu funeral, previsto para este domingo (15). Símbolo da luta contra a discriminação racial e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, Mandela será enterrado, de acordo com seu desejo, na aldeia de Qunu, localizada na província pobre do Cabo Leste, onde ele cresceu.
A homenagem a Mandela no Soccer City foi transmitida em telões instalados em outros três estádios de Johanesburgo e em mais 150 locais em toda a África do Sul. O ato também foi veiculado pela televisão para dezenas de países.
Ato falho
A presidente brasileira discursou durante 8 minutos, com o auxílio de um tradutor. Em meio à manifestação de pesar pela morte de Mandela, Dilma cometeu um ato falho, referindo-se aos sul-africanos como "sul-americanos".
"O governo e o povo brasileiro se inclinam diante da memória de Nelson Mandela. Transmito à senhora Graça Machel [viúva de Mandela], aos seus familiares, ao presidente [Jacob] Zuma e a todo o povo 'sul-americano', sul-africano, nosso profundo sentimento de dor e de pesar. Viva Mandela para sempre!", confundiu-se Dilma.
A presidente do Brasil começou a discursar pouco antes das 14h (10h pelo horário de Brasília). Ao se posicionar no púlpito coberto, Dilma foi intensamente aplaudida pelo público. Ela destacou no pronunciamento que a nação brasileira, que traz com "orgulho" o sangue africano nas veias, "chora e celebra" o exemplo do líder que "faz parte do panteão da humanidade.
"Sua luta [de Mandela] transcendeu suas fronteiras nacionais e inspirou homens e mulheres, jovens e adultos, a lutarem por sua independência e pela justiça social. Deixou lições não só para seu querido continente africano, mas para todos aqueles que buscam a liberdade e a justiça e a paz no mundo", destacou.
[Mandela] Inspirou a luta no Brasil e na América do Sul. 'Madiba', como carinhosamente vocês o chamam, constituiu exemplo de referência para todos nós, pela histórica paciência com que suportou o cárcere e o sofrimento"
Dilma Rousseff,
presidente da República
Autoridades de todos os continentes viajaram à África do Sul para prestar uma última reverência ao líder sul-africano. Entre as 91 autoridades mundiais que prestigiaram a cerimônia, estão os presidentes Barack Obama (EUA), François Hollande (França), Raúl Castro (Cuba), o premiê britânico David Cameron e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.
O tributo ao ícone mundial da luta pela igualdade racial teve início por volta do meio-dia (8h pelo horário de Brasília). Ao longo de toda a solenidade, mesmo sob chuva intensa, milhares de pessoas que lotaram as arquibancadas cantaram e dançaram para reverenciar o ex-presidente da África do Sul.
A viúva de Mandela, Graça Machel, demonstrou muita emoção ao chegar ao Soccer City. Winnie Mandela, ex-mulher do líder negro, foi muito aplaudida ao ter seu nome anunciado pelo sistema de alto-falantes do estádio.
  •  
Logo após apertar a mão de Raúl Castro, o presidente americano, Barack Obama, cumprimenta com um beijo a presidente Dilma Rousseff (Foto: AP/SABC)Logo após apertar a mão de Raúl Castro, o
presidente Barack Obama cumprimenta com um
beijo a presidente Dilma Rousseff (Foto: AP/SABC)
Autoridades
Homem mais poderoso do mundo, Barack Obama foi o primeiro presidente a discursar na cerimônia. Filho de um africano do Quênia, o chefe do Executivo americano fez um breve resgate da trajetória de Mandela no início de seu pronunciamento. Na visão de Obama, Mandela foi um "gigante da história", que moveu bilhões de pessoas pelo mundo.
Emocionado, o presidente americano lembrou da luta do ex-presidente contra o apartheid, os 27 anos em que o sul-africano passou na prisão e a gestão dele à frente do país, na década de 1990.
"Aos povos de todas as raças, o mundo agradece a vocês por compartilharem Nelson Mandela conosco. A luta dele era a luta de vocês, o triunfo dele foi o triunfo de vocês", enfatizou Obama.
Aos povos de todas as raças, o mundo agradece a vocês por compartilharem Nelson Mandela conosco. A luta dele era a luta de vocês, o triunfo dele foi o triunfo de vocês"
Barack Obama,
presidente dos Estados Unidos
"É tentador lembrar de Mandela como um ícone sorrindo, sereno, descompromissado com os problemas normais dos seres humanos, mas ele transcendeu isso. Em vez disso, 'Madiba' insistiu em compartilhar conosco suas dúvidas, sua fé, seus erros de cálculo, junto com suas vitórias”, completou o presidente dos EUA, ovacionado pelas arquibancadas do estádio.
Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a África do Sul perdeu um "herói". Já o mundo, ressaltou o dirigente da ONU, "perdeu um mentor". "Nelson Mandela foi um dos maiores líderes de nosso tempo, um de nossos maiores professores", completou.
A presidente Dilma Rousseff com os ex-presidentes brasileiros na chegada a Johanesburgo, na África do Sul (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)Dilma e quatro ex-presidentes da República
desembarcaram na África do Sul na madrugada
de terça-feira (10) (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)
Comitiva brasileira
Acompanhada de quatro ex-presidentes da República, Dilma dembarcou na madrugada desta terça-feira em Johanesburgo. Viajaram ao lado da atual chefe do Executivo os ex-presidentes brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello e José Sarney.
A comitiva presidencial partiu para o continente africano da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, no início da tarde de segunda-feira. Antes de embarcar, Dilma escreveu em sua conta no microblog Twitter que o Estado brasileiro havia se unido para "honrar Mandela".
  •  
'Madiba'
O ex-presidente da África do Sul ficou internado de junho a setembro em decorrência de uma infecção pulmonar. Ele havia deixado o hospital e estava em casa.
Desde julho, após uma ordem judicial, os restos mortais de três de seus filhos também estão sepultados na aldeia de Qunu.
Conhecido como "Madiba" na África do Sul, nome pelo qual sua tribo é conhecida, Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país. Ele foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, uma política de governo que se estendeu por 45 anos e regulamentava a segregação entre brancos e negros.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Papa Francisco telefona para mulher que perdeu o filho em um incêndio

Ela havia enviado sua carta ao Vaticano e uma palheta, que representava seu filho perdido; e o Papa lhe telefonou na semana do aniversário do jovem



"Alô, eu gostaria de falar com a Mirta, por favor. Aqui quem fala é Francisco."

No dia 14 de novembro, o Papa Francisco voltou a responder, com um telefonema, às tantas cartas que lhe são enviadas. Desta vez, a destinatária da ligação foi Mirta Miralles, mãe de Cristian Viegas Méndez, uma das 194 vítimas do incêndio na Boate Cromañón, em Buenos Aires, ocorrido em 2004.

Em junho, Mirta havia enviado sua primeira carta ao Vaticano e uma palheta, que representava seu filho perdido. Em 29 de junho recebeu um telefonema de Roma. Nesta oportunidade foi o Secretário particular do Papa, Padre Fabian Pedaccio, quem ligou.

“Com ele chorei, com o Papa não”, contou Marta. O sacerdote contou a ela que o Papa havia lido a carta e que a agradecia muito. “Depois do que aconteceu em Cromañón – contou Mirta – eu tinha a necessidade destas palavras, porque fiquei muito revoltada com Deus. Porém, a forma de agir do Papae suas atitudes me fizeram encontrar uma palavra de alento”.

Em novembro, dois dias antes da data de aniversário de seu filho, foi a vez do Santo Padre chamá-la pessoalmente. “Não posso acreditar que estou falando com o senhor!”, respondeu Mirta, que começou a caminhar nervosamente pela casa. “Não sabia se o tratava por Papa ou Francisco. Foi tudo uma loucura, não conseguia ficar parada em nenhum lugar e repetia: ‘Não consigo acreditar’”.

Ela contou que o diálogo com Francisco “foi muito familiar, de igual para igual, muito simples”. Deste diálogo, recorda uma frase inesquecível para ela e sua família: “Gostei da palheta, muito linda”, disse-lhe o Papa. Mirta contou a ele que esta palheta – que representa o amor de seu filho pela música e pelo rock - somente a tem o Papa, seu marido Jorge e ela.

“Reze por mim. E que Deus te abençoe”. Com estas palavras o Papa Francisco se despediu de Mirta.

Fifa ignora o ranking para sorteio


Costa do Sauipe/BA (AE) - A Fifa definiu ontem os critérios que serão utilizados para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, na próxima sexta, na Costa do Sauipe (BA). A entidade ignorou o seu ranking e incluiu a França no pote da Europa, deixando-o inicialmente com nove seleções. Pela definição, o pote europeu será reduzido para apenas oito times após um sorteio preliminar, o que pode beneficiar a França, dona do pior ranking entre as equipes europeias. Se o ranking fosse mantido como critério, os franceses seriam direcionados para o pote 2, o que aumentaria as suas chances de cruzar com até dois campeões mundiais logo na fase de grupos da Copa.


Com os critérios utilizados pela Fifa para o sorteio, as chances de Natal receber grandes jogos aumentou. O confronto D1 x D4 pode ser um grande clássico do futebol mundial, que seria disputado na Arena das Dunas. Na coletiva de ontem, também foi rechaçada a possibilidade de mudança de horário nos jogos das 13h, disputados em Natal e em outras cidades do Nordeste. Esse horário será mantido.

A mudança no sorteio também evitou um eventual “grupo da morte” poderia contar com, por exemplo, Brasil, Itália e a própria França. O novo critério, contudo, não elimina essa possibilidade por causa do sorteio preliminar dentro do pote dos europeus. Ainda que os franceses não sejam os sorteados pode haver um “grupo da morte” com seleções como, em um exemplo, Brasil, Holanda e Inglaterra.

Mas, para impedir que surja um grupo com três europeus, a Fifa definiu nova regra a ser utilizada logo após o sorteio preliminar do pote europeu. A equipe escolhida, que entrará automaticamente no pote 2, será direcionada para entrar em uma chave cujo cabeça de chave é da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai). Na prática, o critério aumenta as chances de a seleção brasileira entrar em um grupo mais complicado.

Os novos critérios da Fifa encerram as especulações sobre a situação da França. Uma das campeãs mundiais, a seleção francesa não foi incluída na lista de cabeças de chave por não ter ranking suficiente e poderia ficar fora do pote dos europeus porque tinha o pior posição (21.ª) entre os times do continente no dia 17 de outubro, data utilizada pela Fifa para definir os cabeças.

Entre as possibilidades estava até a escolha arbitrária da Fifa para tirar um dos europeus do pote, para ficar com apenas oito times. Mas a maior aposta era a manutenção do critério do ranking, abandonado pela entidade nesta terça. O anúncio confirmou o pote 1 com as seleções cabeças de chave, o pote 2, com as cinco equipes africanas, mais Chile, Equador e a nona seleção da Europa (após sorteio preliminar). O pote 3 terá os times da Concacaf e da Ásia, enquanto que o 4 conterá as nove equipes da Europa.

O sorteio dos grupos terá início às 13 horas (horário do RN) de sexta-feira, na Costa do Sauipe, com apenas uma seleção com posição definida. A anfitriã seleção brasileira ocupará a primeira colocação do Grupo ª

RESPOSTA DE LICELIO GUIMARÃES PREFEITO DE TAJÁ


Iniciamos esse texto com algumas indagações: por que a gestão de 2009 – 2012 deixou a Festa de Emancipação Politica e o Carnaval, bem como, algumas outras festividades municipais no esquecimento? por que somente agora, o Ex-prefeito, esta preocupado com a não realização dessas importantes festas municipais?

Como forma de responder, atualmente as perguntas realizadas pelo ex-prefeito em um programa de rádio, o prefeito Licélio Guimarães, afirma que a não realização destes eventos se deu pelo montante de dividas que o município de Itajá se encontrava no inicio do ano de 2013. A administração 2009-2012 é sabedora que não pagou a folha de pagamentos referente ao mês de dezembro de 2012 dos funcionários públicos municipais. 

É sabedora também que em janeiro de 2013, contas como: energia, telefone, gás oxigênio do posto de saúde, a falta de material de expediente, frota de veículos sucateada e a falta de responsabilidade com o bem público foi o que a administração atual encontrou como herança no município de Itajá. Como se não bastasse, no meio de 2013, o município de Itajá foi intimado a pagar o valor de quase R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) por irresponsabilidade da administração 2009-2012, que vendeu a folha de pagamento dos servidores público a Caixa Econômica Federal, não pagou a empresa que estava construindo a cobertura das quadra (São Manoel e Acauã) e da Praça de Eventos, utilizou o dinheiro do convenio destinado a essas obras e o dinheiro da venda da folha. As obras foram construídas, mas a empresa Licitada não recebeu o dinheiro

Como é que o Ex-prefeito ainda tem coragem de ir ao rádio questionar alguma coisa? O prefeito Licélio Guimarães afirma com consciência, que não realizou o carnaval e a festa dançante de Emancipação Politica para tentar sanar dividas deixadas pela administração passada para que o município de Itajá voltasse a ter valor moral perante o comercio circunvizinhos e perante toda a comunidade Itajaense.

Licélio Guimaraes ainda afirma que o ano de 2013, foi um ano de sacrifícios, com a queda do FPM, com vários convênios deixados pela metade e os recursos desses quase, em sua totalidade, gastos. Outrosconvênios desconhecidos por essa administração, mas que contam para os ministérios com os quais foram conveniados, a sua execução e é de responsabilidade de quem assume, honra com esses compromissos e tentar prestar contas..Eu e minha equipe de governo temos trabalhado para trazer o brilho, para encontrar o caminho rumo ao crescimento e progresso que o povo de Itajá tanto merece e precisa. "Afirma Licélio Guimarães".

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Nayara é eleita a nova Globeleza

Nayara, de Volta Redonda, derrotou a mineira Camila Silva com 53% dos votos.

Nayara foi eleita a nova Globeleza com 53% dos votos do público. A primeira apresentação de Nayara como símbolo do carnaval foi ao som do mestre Jorge Aragão cantando o tema da Globeleza.

 

Veja a trajetória da final
Camila, Nayara a Nara eram as três grandes finalistas do concurso Globeleza.
Camila nasceu em Betim, Minas Gerais.  Mas no ano passado mudou-se com irmão para o Rio de Janeiro. Queria se tornar dançarina profissional. “Meu sonho era ficar bem mais famosa com a dança de salão. Acho que qualquer tipo de dança já vale muito a pena. Qualquer exposição relacionada a dança é especial. É tudo. E Globeleza pra mim é mais que tudo. É muito bom”, conta. 

Nara, de Salvador, estava estudando segurança do trabalho. “Minha pretensão era me mudar pro Rio de Janeiro e queria muito trabalhar no pólo petroquímico daqui”, conta. 

Nayara mora em Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro. Filha única criada pela mãe e as três tias. “Quando nasceu eu falei. É a estrela da família”,
Mas o sonho de virar Globeleza foi mais forte.  “Ela chega aqui. Meu deus. Eu to tremendo. ..É o que menina? To me tremendo mainha. É o que, minha filha? Eu passei. ... Passou em que  minha filha. Eu vou participar do Globeleza”,
Ganhava a vida vendendo produtos de beleza e dando dicas de maquiagem na internet.
“E estava estudando pra começar a minha faculdade de educação física”, 
As três passam o dia se preparando para o maior desafio da vida delas. Tudo sob o olhar rigoroso do coreógrafo Carlinhos de Jesus.
“A câmera é seu príncipe encantado”, ensina Carlinhos de Jesus.
“No centro dela, tá o olho do seu príncipe encantado. Ou da pessoa que você quer conquistar ou do 10 que você quer daquele jurado. Fixa ali. Acabamos! Acabei minha parte com vocês. Triste porque não vou ter mais esta adorável companhia de vocês. Mas convicto e certo de que vocês estão preparas. Prontas”, afirma Carlinhos de Jesus. 
As candidatas se apresentaram ao som da bateria da Majestade do Samba, a Portela, que não facilitou a vida das meninas e incorporaram paradinhas no samba.
Para última avaliação dessas beldades, o concurso Globeleza contou com a participação do cantor Thiaguinho. O ator e cantor Sérgio Loroza. E a atriz Débora Nascimento.    Eles escolheram Nayara e Camila Silva para a disputa final.