sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Reunião do Consórcio Vale Unido em Itajá



Reuniram-se na manhã de ontem, 3 de fevereiro de 2011, na câmara municipal de Itajá/RN, o Consórcio Vale Unido, que formado por todos prefeitos dos municípios do vale do Assu e presidido Luizinho Cavalcante prefeito da cidade de Carnaubais.

Com presença dos ilustres convidados o deputado estadual George Soares, o superintendente da FUNASA, Zeca Abreu e o coordenador técnico do DNOCS Dr. João Guilherme.
O principal tema da reunião foi sobre o combate a enchentes nas cidades do vale e a real situação da Barragem Armando Ribeiros Gonçalves, tendo em vista que a EMPARN divulgou que teríamos um inverno rigoroso para esse ano.

O Dr. João Guilherme, técnico do DNOCS, tranqüilizou a todos especificando que as erosões ocorridas na parede da barragem são normais para uma parede de barro como a nossa e que não prejudicam em nada sua estrutura maciça, ocorrendo até em anos anteriores, ele fez questão de frisar de que são erosões e não rachaduras. A barragem estar hoje com 69,48% de sua capacidade com acréscimo de 70 cm no seu volume de água, para o Dr. Guilherme não há motivo para pânico em relação à barragem, pois as condições atuais da mesma e considerada normal pelo DNOCS, nesse momento o volume de água que chega a sua represa e baixa, pois seus principais afluentes, os reservatórios do Seridó estão com 50% de sua capacidade e a barragem Coremas na Paraíba acrescentou pouco mais de 13 cm na sua lamina de água.

Mas por sua vez se comprometeu com os prefeitos ali presentes a aumentar gradativamente a vazão de água que são liberadas por duas válvulas espessuras, que atualmente e de 17 m3 por segundo, e tranqüilizar a população das cidades a atingidas pelas águas, sugestão feita pelo o prefeito Ivan Junior de Assu e defendida com veemência por Luizinho de Carnaubais. Medida essa que diminuiria a volume de água na represa e prepararia para receber novas águas chegaram com as previstas.

Dr. Guilherme passou a informação a todas que o DNOCS irá contratar uma empresa de assessoria para fazer um laudo técnico em toda a bacia do rio piranhas-assu e sugerir possíveis medidas que poderão combater os efeitos das cheias.

Outra medida bastante discutida entre os prefeitos e convidados foi o desassoreamento do rio, mas os prefeitos reclamaram que não, as prefeituras não têm a liberação do IDEMA, órgão responsável, para isso. Durante a reunião o prefeito Ivan Junior conseguiu contato por telefone e marcou uma reunião para próxima segunda, com SEMARH (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos), na pessoa do Robson Faria atual secretário e os prefeitos do vale para discutir essas questões.

O deputado George Soares se comprometeu com os prefeitos presentes, a ajudar junto à assembléia e levar o clamor do vale ao legislativo e executivo do estado.

Em ralação a situação da ponte Felipe Guerra, o DNIT não mandou nenhum representante para o evento, apenas passou um fax para o local da reunião explicando a ausência e informando que contratou uma vistoria técnica para avaliar a estrutura da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário