quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Campanha contra febre aftosa começou na última terça-feira, em Itajá



A secretaria municipal de Agricultura iniciou na última terça (1º), a 2ª etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Animais com até 24 meses de idade devem ser vacinados até o dia 30 de novembro.
Os criadores deverão procurar regularizar seus rebanhos, vacinando-os e posteriormente declarando na Secretaria Municipal de Agricultura até o dia 15 de dezembro.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura Francisco Deuzidete da Silva, para efetuar a declaração é necessário que o produtor leve a nota fiscal de compra da vacina, o CPF, o nome do proprietário da terra e da propriedade, bem como informações do rebanho com descriminação da quantidade, idade e sexo. Já os criadores de outras espécies (ovinos, caprinos, suínos, equinos, aves e outros) deverão comparecer para efetuarem a atualização do cadastro de seus animais.
A febre aftosa pode atingir bovinos, suínos, caprinos e ovinos e é altamente contagiosa. Aos primeiros sintomas da doença o animal sente febre alta por até três dias. As mucosas da boca e focinho podem apresentar formação de vesículas e há uma redução na alimentação. A letalidade é baixa, mas alguns animais podem vir a falecer devido à fraqueza cardíaca. O melhor método de acabar com a doença é através da vacinação.


PREFEITURA MUNICIPAL DO ITAJÁ
Construindo o Futuro
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário