sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prefeitura de Itajá implanta Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar




A Prefeitura de Itajá implantou na última terça (22), a Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar para receber os produtos dos pequenos agricultores que fazem parte do programa Compra Direta da Agricultora Familiar.
A Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar é um espaço físico estruturado e equipado pela Prefeitura de Itajá com a finalidade de auxiliar a distribuição no município dos gêneros alimentícios, oriundos da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os que são adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA - Compra Direta), Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) executado pelo Governo do Estado através da Emater em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajá.
Com o objetivo de promover acesso a alimentos, segurança alimentar e nutricional, inclusão sócio-produtiva no meio rural e fortalecimento da agricultura familiar do RN, a Emater local oferece  assistência técnica aos agricultores familiar, através de um processo de educação continuada, garantindo assim produtos comercializados de qualidade.
Foram assinados contratos com 05 agricultores familiares, que durante esses três últimos meses fornecerão produtos da agricultura familiar para a rede municipal e estadual de ensino, Pastoral da Criança e do Idoso e o Centro de Referência a Assistência Social – CRAS.
O total de recursos empenhados para o programa foram R$ 20 mil reais destinados para a compra de queijo, doce, carne bovina e caprina, verduras e legumes.
"Este Programa tem uma importância fundamental no contexto sócio-produtivo, uma vez que garante a comercialização dos produtos agrícolas por um preço justo de mercado e uma alimentação saudável e adequada às crianças e idosos das Instituições, fez destaque o engenheiro agrônomo da Emater-RN, Paulo Sérgio de Sousa.
De acordo com o prefeito, essa ação no município de Itajá beneficia o homem do campo com o fortalecimento da Agricultura Familiar. “Temos uma gestão que garante apoio ao homem do campo com 03 máquinas, adquiridas durante a nossa gestão que apóia desde o corte e o sulcamento da terra. Agora implantamos o programa Compra Direta que vai garantir a venda do produto e o sustento da família”, afirmou o prefeito Gilberto Lopes.

PREFEITURA MUNICIPAL DO ITAJÁ
Construindo o Futuro
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário