O Rio Grande do Norte é um dos piores, entre os 26 estados e o Distrito Federal, para receber o fluxo de investimentos estrangeiros previsto para aportar no Brasil nos próximos anos, revela ranking elaborado pelo grupo inglês Economist, e divulgado no Brasil pela revista Veja.
De janeiro a novembro deste ano, o País recebeu US$ 60 bilhões em investimentos externos, um recorde. O estudo considera que as 27 unidades administrativas concorrem, portanto, não apenas entre si, mas com países que se encontram em situação delicada em virtude da crise econômica mundial.
A média do RN foi de 26,9 – numa escala que vai até 100. O índice projetou o Estado como o quinto pior do Brasil e o terceiro na região Nordeste. No estudo, 25 indicadores são mapeados em 6 categorias, tendo em todas o Rio Grande do Norte ficado abaixo da média nacional.
O quesito infraestrutura apresenta o rendimento mais sofrível. A nota foi zero. O item se subdivide em rede de telecomunicações e estradas. O ambiente político também não atingiu bom rendimento. Todos os Estados do Nordeste apresentaram excelente estabilidade política. As exceções foram o RN e AL, ambos com 33.3.
Os bons resultados do RN se traduziram em cinco dos 25 indicadores, sendo o crescimento do mercado o mais expressivo; atingiu nota 100. O ranking é liderado por SP (77.2), RJ (70.9) e MG (64.1). No Nordeste, BA (43.9), PE (43.6) e SE (39.8) são os melhores para investimento estrangeiro. A média nacional foi de 41.3 9 9 (clique na imagem abaixo para acessar o infográfico com as informaões sobre o RN) .
No Nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário