sexta-feira, 8 de março de 2013

300 mil jovens votaram e escolheram tema da CF 2013


Processo participativo


300 mil jovens votaram e escolheram tema da CF 2013
Uma das grandes conquistas dos últimos tempos para os jovens brasileiros foi a escolha do tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2013 sobre a juventude.Com o lema “Eis-me aqui. Envia-me” (Is 6,8), definido pelos bispos do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, o tema foi proposto pelo então Setor Juventude nacional (hoje Comissão Episcopal), que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens de todo o Brasil.

Esta é a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude – a primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto” – e acontecerá no mesmo ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. “Teremos um ano todo direcionado, voltado à juventude. Os jovens vão se beneficiar com as respostas concretas que o episcopado, que a Igreja lhes dará. E a Igreja vai se beneficiar porque vai abrir mais o ouvido, o coração, as portas para a novidade que a juventude sempre traz”, afirmou dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude.

Para o bispo, é preciso mostrar a voz da juventude para sociedade, “em vista da questão da vida e da dignidade, na luta por políticas públicas, favorecendo assim a maior qualidade de vida dos jovens, que, em muitos lugares, está sendo dizimada por violências físicas, pelas drogas etc.”

Para preparar a CF 2013, a CNBB lançou concursos para a escolha do hino, melodia e cartaz da campanha. Jovens de todo o país enviaram suas sugestões. Foi o gaúcho Gerson Cezar Souza o autor do hino. No refrão, a letra chama a atenção para o lema da CF: “Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! / Eu tenho fome de justiça e de amor [...] / Eis-me aqui, envia-me, Senhor!”. O cartaz da campanha mostra uma jovem de braços abertos, na alegre prontidão para a missão.

O texto-base da campanha está disponível nas Edições CNBB e principais livrarias católicas. O documento foi elaborado e revisado por mais de 100 pessoas, envolvendo a Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil.

Dom Eduardo também recordou o empenho dos jovens em atender o apelo da Comissão para Juventude. “Foram praticamente quatro meses de campanha para recolher quase trezentas mil assinaturas! Isso significa que temos um povo que realmente deseja esse tema e que está ligado à juventude. Esse número é muito significativo pelo pouco tempo que tivemos.

“Uma vez um padre me telefonou de uma cidade perguntando: ‘Dom Eduardo, juventude é um tema tão importante. O senhor acha que precisa coletar
assinaturas para os bispos se convencerem?’ Eu disse: olha, não é que o número de assinaturas vai contar como se fosse a maior força, mas é para haver já a conscientização sobre um tema tão queri- do. Só pelo fato de o pessoal sair por aí recolhendo adesões, falando de juventude, nós podemos dizer que a CF já começou”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário