quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Projetos de extensão unem universidades e comunidades


Trilhas Potiguares, da UFRN, atende 25 cidades do Rio Grande do Norte

Trilhas Potiguares - Globo Universidade (Foto: Divulgação/Arquivo Trilhas Potiguares)Ação educativa em projeto do programa Trilhas Potiguares (Foto: Divulgação/Arquivo Trilhas Potiguares)
Globo Universidade deste sábado, 17 de agosto, acompanhou algumas atividades doTrilhas Potiguares, um programa de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que aproxima a comunidade acadêmica de populações do interior do Estado. Neste ano, 25 municípios firmaram esta parceria, que contribui tanto para o desenvolvimento das cidades, quanto para o enriquecimento das práticas das instituições de ensino.
 

As demandas são averiguadas previamente pelo coordenador de cada grupo da UFRN, de acordo com as necessidades das comunidades. Os pontos de atuação são estabelecidos em reuniões com lideranças das diversas áreas. Dessa forma, cada cidade tem um projeto específico.
Segundo o bolsista da Coordenação Geral do programa, Kenisson Dantas, as ações estão voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas, com atenção especial ao respeito pela cultura e tradição locais. Em 2013, cerca de 480 pessoas ligadas à UFRN foram envolvidas, entre alunos, professores e técnicos.

As ações variam de acordo com as demandas de cada cidade. “Por exemplo, se um município tem um déficit na área de saúde e necessita de alguém para orientar os idosos em relação a atividades físicas e alimentação saudável, o coordenador selecionará estudantes de cursos como Medicina, Enfermagem, Educação Física, Nutrição etc.”, diz Kenisson. A partir daí, os alunos montam oficinas, palestras, minicursos, entre outros.
Para Kenisson, o programa beneficia não apenas os moradores. "Essas atividades proporcionam aos estudantes contato direto com as comunidades onde prestarão serviços quando se formarem", ressalta. Ele acredita que ações como estas são dever da UFRN. "A missão da universidade é educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuir para o desenvolvimento humano e ter compromisso com a justiça social, a democracia e a cidadania", diz.

O Trilhas foi criado em 1996, quando os professores Arnon Alberto de Andrade e João Telesforo decidiram expandir a ideia do projeto Pé na Trilha, que tinha como objetivo a aplicação de conteúdos de Geografia junto a comunidades do Estado. Os docentes queriam envolver toda a UFRN em uma iniciativa semelhante. Desde então, o Trilhas Potiguares já beneficiou 104 cidades e envolveu aproximadamente 3,3 mil estudantes.

Confira, abaixo, como Instituições de Ensino Superior e comunidades (ou cidades) podem participar deste e de outros programas e projetos de extensão por todo o país.

Trilhas Potiguares

Os municípios do Rio Grande do Norte devem se inscrever quando o edital é lançado, anualmente, pela Pró-reitoria de Extensão da UFRN. As atividades de 2013 já foram encerradas.

Podem participar alunos de quaisquer cursos. Todos os professores, com exceção dos substitutos, podem se inscrever, assim como todos os funcionários técnicos.

As atividades duram 7 dias e o número de cidades atendidas por ano é variável. Em 2013, 25 cidades participaram.

Projeto Rondon
 
O Projeto Rondon é promovido pelo Ministério da Defesa e realiza operações de integração social e desenvolvimento sustentável em regiões de baixa renda de todo o Brasil. Os municípios atendidos são escolhidos previamente (com base em fatores como
o baixo IDH), após visitas de representantes da Coordenação Geral do Projeto pela região. Nestas ocasiões, o interesse demonstrado pelo Prefeito e demais autoridades da cidade em receber a operação influenciam na escolha.

Depois de terminada a seleção, o Projeto divulga convites com especificações do que precisa ser feito em cada região. As Instituições de Ensino Superior que desejarem participar devem elaborar propostas detalhadas de acordo com estas diretrizes.

O Projeto conta com alunos e professores de quaisquer cursos e as equipes que participam de cada operação devem ser multidisciplinares. A duração de cada operação e o número de operações por ano são variáveis.

Programa Convivências

Convivências é promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em cidades de todo o Estado e tem como objetivo realizar atividades de troca entre os saberes populares e acadêmicos. Para isto, os estudantes, professores e técnicos ficam, na maioria das vezes, hospedados com as comunidades atendidas.

As atividades são realizadas durante os dois recessos anuais da universidade, no verão e no inverno. Cada um destes períodos pode ter até 3 ações, com 40 estudantes ao todo, e a duração é de, em média, 7 dias. Podem participar alunos e professores de quaisquer cursos.

As cidades e comunidades participantes podem ser definidas pela Universidade – que faz chamadas internas –, propostas por professores (e técnicos com ensino superior) ou pelas populações. Basta entrar em contato com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social:
Telefones: (51) 3308-2919 / (51) 3308-2920
E-mail: deds@prorext.ufrgs.br

Sincronicidade e Expressão

O Sincronicidade e Expressão é um projeto da Universidade Federal de Goiás que leva atividades culturais para diversas cidades, especialmente Goiânia e Pirenópolis (GO), em parceria com organizações das comunidades.

A ideia é estimular ações criativas e em conjunto. Para isso, são promovidas peças teatrais, apresentações de artistas diversos, caminhadas, conversas, entre outros, sempre tendo em mente a importância da criação colaborativa, que envolve todas as pessoas envolvidas, sejam ou não da universidade. Podem participar os alunos de Teatro, inclusive os já formados.

Qualquer grupo comunitário do Brasil pode entrar em contato com um dos responsáveis para combinar uma atividade com o Sincronicidade e Expressão:
Maria Júlia Pascali (coordenadora) - julia.pascali@gmail.com
Cristina Campos (Pirenópolis) - cristinacampospire@hotmail.com / cristinacampospire@gmail.com
Roberta (Goiânia) - pereirademirandar@gmail.com
Luiz Davi (Goiânia) - luizdavipesquisa@hotmail.com / luiz-davi@uol.com.br
Luciano (Manaus) - lucianolteatro@gmail.com
PET Saúde
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) é de responsabilidade do Ministério da Saúde e acontece em parceria com universidade de todo o Brasil. As atividades visam a promoção da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho por meio de grupos de aprendizagem tutorial, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde.
A partir do último edital, que selecionou 116 projetos, o foco passou a ser a estruturação das Redes de Atenção à Saúde, com perspectiva de melhorar a qualificação das ações e serviços oferecidos à população neste sentido. Pode haver atividades educativas, de promoção da saúde, de prevenção e de atendimento, conforme projetos enviados ao Ministério. Atualmente, cerca de 8 mil estudantes estão envolvidos e, até o fim de agosto, haverá um total de 902 grupos.
Podem participar estudantes de graduações relacionadas a saúde. Todos os estados têm Instituições de Ensino Superior participantes do PET. Os editais são aprovados para períodos de dois anos, e novos editais são lançados conforme os projetos terminam e o Ministério tem disponibilidade orçamentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário