domingo, 31 de julho de 2011

Parabéns Especial a Frei Magnos


Nossos sinceros Parabéns a Dom Frei Magnos Henrique Lopes. 
Da Província dos Capuchinhos do Nordeste do Brasil, para o ministério episcopal como primeiro bispo da nova Diocese de Salgueiro no Estado de Pernambuco, Regional Nordeste 2 da CNBB.

FREI MAGNUS HENRIQUE LOPES, 

Nasceu em Assu-RN, Diocese de Mossoró, no dia 31 de julho de 1965. Filho de João GregórioLopes e Maria do Carmo Lopes (Filhos de Itajá). Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, a 21 de fevereiro de 1986, na etapa do Postulantado. Fez o santo noviciado de 05 de janeiro de 1988 a 06 de janeiro de 1989, quando emitiu a primeira profissão religiosa. A profissão perpétua e solene fê-la aos 19 de março de 1992, no Convento Santo Antônio, em Natal-RN. Foi ordenado diácono a 25 de março de 1996, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Recife-PE, por Dom Antônio Soares Costa e ordenado presbítero pelo mesmo bispo, no dia 21 de dezembro de 1996, em Assu-RN.



Festa de Santana recebe título hoje

A secular Festa de Sant'Ana de Caicó, celebrada há 263 anos na capital do Seridó potiguar, ganha motivo extra para se orgulhar: durante a programação de encerramento hoje, o evento receberá o importante título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecimento concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A solenidade de entrega da condecoração terá a presença do bispo Diocese de Caicó, Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, e do prefeito Bibi Costa, que irão receber o título das mãos de representantes do Iphan. Essa é a terceira manifestação religiosa a integrar a seleta lista do Livro das Celebrações.



A celebração da Festa de Nossa Senhora Sant'Ana, em Caicó, é uma das tradições católicas mais importantes do Rio Grande do Norte
"Esse registro no Livro das Celebrações é equivalente a um tombamento de edificações históricas", explicou Hélio de Oliveira, restaurador do setor de museu da Fundação José Augusto. "Vale salientar que esse título não é permanente, o Iphan estará avaliando periodicamente a Festa  para saber se ela continuará sendo realizada dentro dos critérios avaliados. Por isso, é fundamental manter a tradição dos festejos", avalia. Segundo Oliveira, o processo para conferir o título de Patrimônio Imaterial é demorado, e requer uma série de estudos que vão desde a verificação de sua realização continuada até carga de tradições que carrega.

Desde 2007 que o Iphan realiza o levantamento das referências culturais da Festa de Sant'Ana. "Esse reconhecimento será muito importante para incrementar o turismo, pois confere visibilidade nacional e chancela a origem tradicional do evento. Acredito ser uma honra para a Festa receber esse título", aposta Hélio. Um efeito prático imediato, previsto Iphan, é a maior capacidade para elaborar projetos que visem a preservação da festa.

Entre as diretrizes estabelecidas durante o processo de registro, destaca-se a necessidade de implantação de ações que incentivem e garantam a transmissão dos saberes populares como a preparação do chouriço e o ofício do bordado; a adoção de um Programa de Educação Patrimonial em escolas da rede pública para difundir o conhecimento e potencializar a preservação do patrimônio cultural; e, por fim, a criação de um Memorial de Sant'Ana mais a elaboração de um roteiro histórico voltados para a divulgação dos principais monumentos da região. "É uma grande satisfação para a Igreja, e há todo um sentimento simbólico que nos enche de orgulho", garante o bispo Dom Manuel Delson.

Além da Festa de Sant'Ana de Caicó, apenas outras duas manifestações populares religiosas, são registradas no Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil: o Círio de Nazaré, em Belém (PA), procissão realizada a partir de 1792; e a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO), celebrada desde 1819 - o evento religioso da capital paraense foi pioneiro, está inscrito desde 2004 no Livro das Celebrações, enquanto a festa do município goiano  entrou na lista em abril de 2010. 

Entrega do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, será às 16h30, na Catedral de Sant'Ana.

Festa movimenta economia da cidade

Os dirigentes da Casa do Empresário, instituição que reúne as entidades de classe do comercio de Caicó, confirmam que a Festa de Sant'Ana movimenta financeiramente a cidade de modo a aquecer as vendas nas lojas. As lojas de venda de roupas, calçados, os restaurantes, hotéis e pousadas são beneficiadas.

O presidente da Câmara de Dirigente Lojista (CDL), Suerdiek Torres, disse que a injeção financeira no comercio local é visível. "As pessoas que vêm para cá, de alguma forma se preparam seja no vestuário ou calçados, alimentação, deixando recursos. Economicamente isso impulsiona os negócios", disse. O comércio é o setor que mais se destaca neste período. Suerdiek Torres  afirma que são poucos os que não conseguem de alguma forma tirar vantagem do momento. "Os ramos de alimentação, moda, hospedagem, e tudo o que diz respeito a beleza, sejam os salões, ou perfumarias, sempre atingem suas metas. É interessante que tem pessoas que esperam a festa de Sant'Ana para colher um fruto do trabalho de um ano inteiro", disse.

Ele confirma que após a festa, a Casa do Empresário vai realizar pesquisa para identificar quais os setores conseguiram se sair melhor com a vinda dos visitantes, e com os consumidores locais, até pra saber se neste ano houve melhora no desempenho de cada um, se foi igual ou pior.A pesquisa vai fazer um diagnóstico completo, mas Suerdiek Torres já admite um certo receio  com relação à pouca movimentação deste ano. "Eu particularmente acho que a festa ainda não é o que a gente esperava. Muitos afirmam que a festa só começou pra valer depois de quarta-feira, 27 de julho. Em anos anteriores nós tínhamos 10 dias de eventos sociais intensos e isso mudou. Temos que destacar que quanto mais dias de festa tivermos, mais a economia local é impulsionada, como isso não ocorre mais, ou seja, os eventos nos clubes ou na Ilha só são realizados nos últimos 5 dias, a economia está sentindo", diz. A expectativa é que o número de visitantes ultrapasse as 100 mil pessoas. "Sem medo de errar eu digo que mais de 100 mil pessoas circulam em nossa cidade neste período", informa.

"É uma festa que ultrapassa os limites do nosso Estado"

Hoje, após o encerramento dos festejos da padroeira da Diocese de Caicó, Sant'Ana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, vai entregar ao Bispo Dom Delson Pedreira da Cruz, e ao pároco Padre Edson Medeiros, o titulo de patrimônio imaterial do Brasil da festa local.Nós conversamos com o pastor da Igreja no Seridó, sobre o assunto:

Qual a importância deste título para a cidade?

O IPHAN tem autoridade para fazer este reconhecimento. Isto é muito importante, pois a Festa de Sant'Ana tema sua grandeza, suas características, realmente para nós é um reconhecimento muito importante.

Com isso, qual a responsabilidade da Igreja católica do Estado?

Nós temos que preservar este evento tal qual como ele começou, com suas características e seu jeito de ser. A Igreja tem que fazer aquilo que sempre fez que é dar um sentido religioso na vivencia das novenas, das caminhadas, da abertura, do encerramento, das procissões. Tudo isso já está cristalizado como uma característica própria do evento, e nós temos que trabalhar para isso. Além disso, temos que manter a parceria com o Poder Executivo, para que faça sua parte no sentido de acolher os visitantes e os devotos de Sant'Ana. Nós temos que cuidar de tudo isso, cuidar deste Patrimônio, que é a Festa de Sant'Ana.

Qual a importância da festa para a Igreja Católica do Estado?

Para a Diocese de Caicó, Sant'Ana é a nossa patrona. Nós estamos dentro de uma província eclesiástica, então juntamente com as outras festas tem a sua importância porque movimenta muita gente que vem de Natal e Mossoró. Realmente o caicoense tem uma devoção muito grande. É uma festa realmente que ultrapassa os limites da nossa região e também do nosso Estado.

Quais as características que a distingue das outras festas religiosas?

Eu sei que o Seridó, tem sua marca própria da devoção, do envolvimento das pessoas, do nível de participação, da alegria contagiante do seridoense durante a festa de Sant'Ana, tudo isso é muito bonito. Eu vejo algo parecido em Mossoró, na festa de Santa Luzia. Em Natal eu não posso dizer por que não participei dos festejos da padroeira de lá, mas eu creio que existe uma religiosidade muito grande em todo o Estado, mas o Seridó tem as suas características próprias que todos conhecem.

Porque Sant'Ana sempre foi tão venerada pelos devotos do Seridó e de todas as partes do país?

A devoção à Sant'Ana é tradicional. Como o Brasil foi colonizado pelos irmãos portugueses, eles trouxeram também esta dimensão religiosa, então desde este período que existe esta devoção. Sant'Ana fala da família como educadora de Nossa Senhora, todos os aspectos bíblicos da avó de Jesus. Então esta compreensão da importância da família e da formação do cristão como pessoa é que faz com que Sant'Ana ocupe um lugar privilegiado. Na nossa cultura, no passado a mulher já ocupava um espaço muito importante. A mulher como educadora, isso realmente marcou, e criou uma identificação com a senhora Sant'Ana.

Sant'Ana e o 'Caicocentrismo'

Roberto Fontes*

Hoje, quando a imagem da Senhora Sant'Ana completar o percurso de pouco mais de três quilômetros pelas ruas e avenidas do centro de Caicó, carregada nos ombros de fieis devotos e peregrinos, completa-se 263 anos de uma tradição iniciada em 26 de julho de 1748. Naquela data, o padre Francisco Alves Maia ergueu um cruzeiro onde hoje está construída a Catedral de Sant'Ana e inaugurou o culto à mãe de Maria e avó de Jesus, prática que se irradiou por toda a região do Seridó.

De uma festa interiorana, circunscrita a algumas cidades seridoenses, a Festa de Sant'Ana tomou dimensões épicas ao longo destes dois séculos e meio de existência, principalmente pela pujança da celebração que é feita em Caicó. Não há, aqui, qualquer menosprezo às festas realizadas em Currais Novos, Santana do Matos, Santana do Seridó, Campo Grande (no Oeste) e até mesmo em Natal. Mas o fato é que a Festa de Sant'Ana de Caicó saiu do gueto e tomou dimensão nacional.

Tanto que o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - vai entregar hoje às mãos do Bispo Diocesano D. Manoel Pedreira o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil à Festa de Sant'Ana de Caicó. O reconhecimento foi feito desde o ano passado, mas hoje será oficializado na presença dos milhares de devotos e peregrinos que, repetindo um gesto de fé e devoção iniciado há 263 anos, estão em Caicó para a Procissão de Encerramento.

É a terceira festa religiosa brasileira a ter a chancela do IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Significa simbolicamente que, de hoje em diante, a Festa de Sant'Ana de Caicó terá a mesma importância cultural para o Brasil que o Círio de Nazaré em Belém do Pará tem, desde 2004, e a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, Goiás, desde 2010, e outras 19 manifestações culturais das mais diversas regiões. Mas por que a Festa de Sant'Ana de Caicó alcançou este status?

Com a palavra o IPHAN: "É uma celebração tradicional que ocorre há mais de 260 anos e reúne diversos rituais religiosos, profanos e outras manifestações culturais da região do Seridó norte-rio-grandense. Além de uma celebração representativa para este município (Caicó), ela permite também vislumbrar a diversidade das manifestações culturais e possibilita a compreensão abrangente do Seridó potiguar". Tem algo mais: Sant'Ana é considerada pelos devotos um elo entre Deus e a salvação.

Como bem disse o procurador federal aposentado e ex-prefeito de Caicó Francisco de Assis Medeiros, o povo aproveita a Festa de Sant'Ana para viver tradições, praticar a fé e mostrar a sua devoção, amor e emoção à padroeira. "Na Festa de Sant'Ana de Caicó, a tradição secular mistura-se aos costumes mais modernos. Velhos e jovens, abraçados à mesma bandeira religiosa, celebram o vigor da cultura seridoense, sempre renovada através dos séculos". Definitivamente, é isso mesmo.

E aquele 'Caicocentrismo' do título? A internet abriga um sítio extremamente bem humorado chamado Desciclopédia, uma espécie de Wikipédia do B. Lá, um dos verbetes mais interessantes e engraçados é justamente o 'Caicocentrismo', que tenta explicar com humor o propalado bairrismo do caicoense. Mas, afinal, o que é o 'Caicocentrismo'? É a teoria, segundo a qual, Caicó é o centro do universo. Agora, depois que a Festa de Sant'Ana é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, alguém duvida?
 
* Jornalista, devoto de Sant'Ana, editor do www.bardeferreirinha.blogspot.com

Começa o período de doações para o Criança Esperança por telefone

Terceira fase da campanha 2011 fica no ar de 30 de julho a 28 de agosto


 Foi dada a largada para o período de doações para o Projeto Criança Esperança 2011. Neste sábado, dia 30 de julho, começam a ser veiculados na TV quatro novos filmes da campanha. Nos vídeos, que têm duração de 30 segundos, famosos incentivam a solidariedade e apresentam ao público os números 0500 destinados a receber as ligações de quem deseja fazer sua doação para projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes. A fase ‘Doação’, a mais importante de toda a campanha, fica no ar até 28 de agosto.
 Participam desta etapa os apresentadores Ana Maria Braga, Xuxa e Luciano Huck; e os cantores Luan Santana, Claudia Leitte, Sandy, Daniela Mercury e integrantes das bandas Fresno, NX Zero e Calypso. Mais sete filmes da fase “Doação” vão ao ar a partir de 22 de agosto. Neles, artistas fazem contagem regressiva alertando para o encerramento do período de doações.
Criada pela DM9DDB, esta é a terceira fase da campanha Criança Esperança 2011, que já passou pelas etapas ‘sensibilização’ e ‘prestação de contas’, com cenas de momentos que marcaram a TV brasileira e ainda visita de artistas às instituições atendidas pelo projeto. A próxima fase será a ‘contagem regressiva’, que tem início logo após o grande show do Criança Esperança, que será realizado no dia 20 de agosto, no Rio de Janeiro.
 O Projeto Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco. Tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude, expondo ao debate alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes. Todo ano, a campanha mobiliza os brasileiros para doarem recursos, que são aplicados em projetos sociais em todo o Brasil. Em 2011, oCriança Esperança apoia 75 projetos, beneficiando 20 mil crianças e adolescentes.
 Números para doação:

0500 2011 007 para doar R$ 7,00*
0500 2011 015 para doar R$ 15,00*
0500 2011 040 para doar R$ 40,00*

*R$ 0,39 + impostos por ligação de telefone fixo
*R$ 0,71 + impostos por ligação de telefone celular
Todo o dinheiro é depositado diretamente na conta da UNESCO e não tem dedução fiscal

sábado, 30 de julho de 2011

De volta, muitas novidades e novo administrador!

A alguns meses dei a noticia aos visitantes do "Itajá Acontece" que precisava sair do blog, por motivos pessoais, porque queria um blog que trouxe-se a imagem  JOVEM de outra forma e que tratasse de assuntos que também interessassem a esse publico. Os dias se passaram, e me juntei ao Hudson Lopes para criar o "ESQUENTA" um blog totalmente nossa cara, continuamos com ele ate então. Mas recebi o convite do antigo administrador do blog Max Bruno para  ser o novo administrador desse blog que é um dos melhores de Itajá, todos sabem dessa veracidade. Então pensei: PORQUE NÃO VOLTAR PRO ITAJÁ ACONTECE? E TRAZER PARA ELE AS COISAS BOAS DO ESQUENTA? Pois bem, aqui estou para trazer para você a informação, a noticia, a imparcialidade, a música, a arte, cultura, curiosidades, TV, e muito entretenimento. Ah, e não posso me esquecer que o Bruno vai continuar fazendo aquilo que o mais identifica, falar sobre POLÍTICA, pois é, vocês não vão perder um dos conteúdos que mais interessa os eleitores. E o Hudson também vai entrar pra Equipe.
Então sem mais delongas, já dá pra se ver o que espera! MUITA NOVIDADE nesse mês de agosto. NÃO PERCAM!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jornal divulga supostos participantes de 'A Fazenda 4'

Participantes A FAZENDA 4 



De acordo com informações da coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, A Fazenda 4 estreia em julho com 14 participantes conhecidos do público e um 15º integrante que será mantido em segredo, podendo ser inclusive um participante das outras edições do reality. 

Confira abaixo a lista dos supostos 14 participantes:

João Kléber - apresentador de TV
Joana Machado - personal trainer
Dinei - ex-jogador de futebol
Rachel Pacheco (Bruna Surfistinha) - escritora
Cumpadre Washington - cantor
Renata Banhara - modelo
Marlon - sertanejo da dupla Marlon & Maicon
Thiago Gagliasso - ator
Duda Yankovich - boxeadora
Gui Pádua - paraquedista
Ana Markun - atriz
François Teles - modelo
Taciane Ribeiro - modelo
Valesca Popozuda - cantora de funk 

domingo, 17 de julho de 2011

Açude do Saco continua sangrando


Com as chuvas caídas ontem no Itajá, o Açude do Saco atingiu sua capacidade máxima e voltou a sangrar.

Segundo o Site Clima Tempo, ontem choveu mais de 60 milímetros em Itajá. Quando está sangrando o açude do Saco proporciona uma das mais belas imagens do Vale do Açu.

Confira as Fotos.













Posted by Picasa

Barragem de Itajá poderá sangrar novamente

As nuvens escuras que cobriram os céus do sertão potiguar nas últimas semanas e que resultaram em boas chuvas por todo o Rio Grande do Norte, principalmente no Itajá, ainda não apagaram as dúvidas de quem espera mais uma vez um espetáculo à parte.

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que este ano passou pouco mais de um mês sangrando, poderá sangrar novamente, e ainda nas próximas 48 horas se as chuvas continuarem.

A informação que chega até o blog é que a barragem está com quase 100% de sua capacidade hídrica, ainda faltando 20 cm para mais uma sangria, medida que pode parecer pequena, mas que ainda representa um bom volume de água. O reservatório comporta 2,4 bilhões de m³, que faz dele o maior do Rio Grande do Norte.

A sangria da barragem, que este ano teve início no dia 29 de abril, chegou a registrar mais de 1 metros de lâmina d’água, em um espetáculo que encheu de beleza os olhos dos turistas e de temor os moradores das áreas próximas, vítimas das inundações que destruíram casas e plantações no Vale do Açu.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Luciano Hulk grava quatro programas em Natal

 (DIVULGAÇÃO/DAPress)O apresentador Luciano Huck desembarca em Natal, agora em agosto, para gravar seu programa Caldeirão em terras potiguares. As negociações com o astro global foram intermediadas pelo secretário de turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro, que está em São Paulo, representando a capital dos Reis Magos no XI Salão de Turismo. A produção de Huck já desembarca na cidade nesta terça-feira, 19, para realização das primeiras providências.

Luciano gravará em Natal, nos primeiros dias de agosto, uma série quatro programas especiais que irão ao ar em setembro pela Rede Globo de Televisão, na TV aberta, e pelo Canal Viva, na TV fechada. Segundo Tertuliano Pinheiro, o marido de Angélica está muito animado com a perspectiva de trazer seu “Caldeirão” para Natal e quer mostrar todas as belezas e potencialidades da região.

HUMOR: Ladrão recebe liberdade e vai roubar juiz que lhe soltou

Um Juiz de Direito da Vara Criminal expediu alvará de soltura para um ladrão que já havia praticado 2.783 (dois mil setecentos e oitenta e três) furtos em todo o Estado de São Paulo, alegando que ele não oferece perigo a sociedade.

Ao ser solto, o ladrão foi furtar a casa do Juiz que lhe soltou. Além de levar tudo o bandido ainda agradeceu ao magistrado escrevendo um bilhete com os dizeres: “obrigado doutor por mandar me soltar”.

O ladrão, recém-liberto, levou seus comparsas para conseguir furtar todos os pertences do juiz. Furtaram todos os móveis, eletrodomésticos e eletrônicos da casa, incluindo as lâmpadas, quadros, decorações, e até o cachorrinho de estimação da raça chihuahua, que pertencia a filha do juiz.

O delegado que investiga o caso, disse que está cansado de prender o meliante. “Eu prendo, mas a justiça solta. Acho que é a décima sétima vez que ele vai preso”, disse.

Ex-prefeito de Itajá, Lutércio Guimarães, responde a processo por Improbidade Administrativa

FEIRA_1

O Juiz da 11ª Vara da Justiça Federal - Subseção de Assu, Almiro Jose da Rocha Lemos determinou que a Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa que tramitava na 11ª Vara da Justiça Federal - Subseção de Assu contra o ex-prefeito de Itajá, Lutércio Jackson Guimaraes, do PSB, será julgada pela Juíza de Direito da Vara Única da Comarca de Ipanguaçu, Niedja Fernandes dos Anjos e Silva.


De acordo com o boletim publicado no Diário Oficial do Estado, a Justiça Federal em Assu reconhece "a incompetência absoluta deste Juízo para executar a presente demanda, determinando, nos termos do art. 113, § 2º do CPC, a remessa dos autos ao juízo estadual da comarca de Ipanguaçu/RN, em vista do que dispõe a Lei de Organização de Judiciária de estado do Rio Grande do Norte."


O município de Itajá é representado na justiça por João Eudes Ferreira Filho, cunhado do atual prefeito Gilberto Eliomar Lopes, do DEM. Já o ex-prefeito Lutércio Jackson Guimaraes que figura como réu tem como advogados de defesa: Jose Evangelista Lopes e Magna Leticia de Azevedo L. Câmara.

VT

BANCO GARANTE DINHEIRO PARA ESTRADAS DO RN

Rosalba consegue dinheiro para estradas do RN
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, assegurou a liberação de R$ 84 milhões para a aplicação em estradas do Rio Grande do Norte. A garantia foi dada à governadora Rosalba Ciarlini durante audiência no Rio de Janeiro. Ao anunciar a aprovação do plano de trabalho, Coutinho garantiu que os recursos estarão disponíveis para o Estado ate o fim do mês. 

Outra boa noticia é que o Banco também vai liberar R$ 10 milhões para o Programa Mão Amiga. "Com esses recursos vamos poder financiar pequenas e microempresas", afirmou a governadora, considerando também animadora a informação de que nos próximos dias o Governo vai receber a parcela do empréstimo para as estradas.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ronaldo Soares revela que escolha de Ivan Júnior como candidato a prefeito do Assu foi 'forçada'

A confissão do ex-prefeito Ronaldo Soares de que, antes do atual prefeito Ivan Júnior aceitar ser candidato a prefeito de Assu, teria convidado vários amigos e todos não toparam o desafio de disputar o jogo da sucessão nas eleições de 2008, revela que a escolha não tinha essa 'simpatia e generosidade' toda de entregar o comando político ao ex-secretário como apregoa o ex-prefeito.


 Com a revelação de que muitos amigos recusaram o convite de Ronaldo, fica muito claro que Ivan Júnior foi 'escolhido', porque não tinha outro que topasse a parada. É aquela velha história, como ninguém quer e você aceita, vai ser você mesmo. O fato revela ainda que se algum dos convidados por Ronaldo tivesse aceitado, Ivan não teria sido o candidato a prefeito contra a ex-secretária Fátima Moraes.

Comenta-se nos bastidores da política do Assu que a declaração do ex-prefeito Ronaldo mostra que a escolha de Ivan foi forçada e que o ex-prefeito nunca teve a intenção de entregar o comando político a outra pessoa. Se Ronald soubesse que ganharia a eleição teria colocado uma pessoa de sua família, mas como só tem tu Ivan, vai tu mesmo.

VT

Políticos do Itajá querem consulta com o Astro

A novela global mal começou, mas já tem muito político no Itajá querendo marcar consulta com o Astro para saber do seu futuro político nas eleições municipais do próximo ano.

Poderemos ter uma eleição municipal com até quatro candidatos a prefeito.

O candidato do atual prefeito Gilberto Lopes, que provavelmente será Hélio Araújo. O ex-prefeito Lutércio Guimarães, um nome bastante forte na política itajaense, tendo em vista que o mesmo possui um bom grupo político. Há também o empresário Genival Dantas, ainda sem nenhuma participação direta na política, e porque não dizer o nome de Gean Carlos, o que eu acho bastante difício pelo fato do mesmo não possuir nenhum apoio forte, são eles: político e financeiro, em nosso município.

Apenas dois candidato foram lançados com muita antecedência: o ex-prefeito Lutércio Guimarães e o atual vice-prefeito Hélio Araújo. Os outros são apenas pré-candidatos.
 
O Astro deverá ser bem assediado.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Destruídas 28 toneladas de melancia no RN devido o risco de contaminação

 




No final da manhã de ontem, 12, no aterro sanitário da Universidade Federal Rural do Semi Árido- UFERSA foram destruídas 28 toneladas de melancia procedentes do município de Formoso do Araguaia, sul do Estado de Tocantins. A carga foi apreendida na Barreira Fitossanitária localizada na BR-304, divisa com o estado do Ceará, por fiscais Agropecuários do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN). Tendo a mesma como destino a cidade de Natal.

O principal motivo da apreensão e destruição da carga se deve que a mesma não foi produzida em uma área livre de mosca das frutas (Anastrepha grandis) ou mosca das cucurbitáceas. O Rio Grande do Norte apresenta uma área livre desta praga, recebendo esse “status” pelo MAPA, Mercosul e APHIS-USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Dessa forma nenhuma carga de cucurbitáceas (melão, melancia, abobora entre outros), pode transitar dentro desta área, sem haver sido produzida na mesma, ou em uma área de mitigação de risco nos municípios de Jandaíra e Macau com as partidas devidamente lacradas. Atualmente treze municípios do RN e sete do Ceara compõem a área livre desta praga.

Os dois caminhões que traziam esta carga foram escoltados por duas equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e fiscais do IDIARN até o aterro sanitário da UFERSA, onde a carga foi enterrada em uma vala de 15 metros de largura para evitar contaminação pela mosca da fruta.

De acordo com as informações dos camioneiros, revelado aos fiscais do IDIARN, o prejuízo foi estimado em mais de 30 mil reais.

Professora da UFRN e delegada da Receita Federal de Mossoró estão entre as vítimas do acidente aéreo


20110713105027645505iA primeira vítima potiguar foi identificada como Antônia Fernanda Jales, professora universitária da UFRN, pertencente ao Núcleo de Educação Infantil(Nei). As informações foram confirmadas pelo esposo da vítima.

De acordo a Gazeta do Oeste, uma outra vítima do RN foi confirmada como o nome de Carla Sueli Barbosa Moreira, delegada da Receita Federal em Mossoró.

A queda do bimotor foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que enviou nove unidades para o local. Nenhum ocupante da aeronave sobreviveu.

O bimotor LET/410, um bimotor turboélice, fabricado pela empresa Let Aircraft, da República Checa, caiu com dezesseis pessoas no início da manhã de hoje em Boa Viagem, zona sul do Recife.
 

Secretário de Saúde de Itajá deverá voltar hoje de Brasília

O secretário municipal de Saúde do Itajá, Alaor Pessoa, que participou do XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, retorna hoje de Brasília.

O Congresso é uma realização do CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, ocorrido em Brasília, nos dias 09 e 12 de julho, no Centro de convenções Ulisses Guimarães, e contou com a presença de cerca de 3.700 participantes entre gestores, profissionais, técnicos, educadores e pesquisadores da área de saúde de todo o Brasil.

O evento teve por objetivo discutir e promover a troca de experiências entre os participantes, tendo como foco as políticas publicas de saúde praticadas pelas esferas federal, estadual e municipal, bem como o aperfeiçoamento da gestão do SUS, com vistas a melhorar cada vez mais os serviços prestados à população.

A solenidade contou ainda com a presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do representante da Organização Pan-Americana no Brasil, Diego Victória, do Secretário Estadual de Saúde do Distrito Federal, Rafael Aguiar, Presidente do CONASS, Beatriz Figueiredo Dobashi, Presidente da Câmara Federal e Senado, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Carlos Coser. Além diretoria executiva, presidentes dos Cosems e o Conselho Honorário do Conasems.

Avião que vinha com destino a Natal cai no Recife e morre 16 pessoas


Dezesseis pessoas morreram na queda de um avião no início da manhã desta quarta-feira (13) em Boa Viagem, zona sul do Recife. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que enviou duas unidades para o local.

De acordo com informações da Infraero, a aeronave do tipo bimotor LET-410 da empresa Noar, deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6h51 com Dezesseis pessoas morreram na queda de um avião no início da manhã de hoje em Boa Viagem, zona sul do Recife. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que enviou nove viaturas para o local.

 (Rodrigo Araújo/Divulgação)
 De acordo com a Infraero, a aeronave da empresa “No ar” deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6h51 com destino a Natal, no Rio Grande do Norte com dois tripulantes e 14 passageiros.
O acidente aconteceu na avenida Boa Viagem em um terreno nas proximidades do II Comar, depois do Parque Dona Lindu, onde geralmente são armados circos. O trânsito no local é bastante complicado.

De acordo com informações preliminares, assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, em Recife, e ao tocar no solo, segundo testemunhas relataram aos investigadores da FAB, o avião teria explodido.

O empresário Geraldo Jorge, um dos representantes da empresa de aviação, informou que neste momento a empresa está cuidando do atendimento às famílias das vítimas para então se pronunciar sobre o acidente.

terça-feira, 12 de julho de 2011

MP investiga possível poluição ambiental causada por carvoaria em Itajá

O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Ipanguaçu, instaurou inquérito civil com o objetivo de investigar possível poluição ambiental, causada pela emissão de fumaça em área residencial, no sítio Acauã, no município de Itajá.
 
Imagem Ilustrativa
 A situação foi informada para o MP através de uma audiência ministerial, onde um abaixo-assinado, contendo 125 assinaturas, foi entregue à Promotoria de Justiça. A população reclama que uma carvoaria estaria poluindo o sítio Acauã, o que causaria danos à saúde dos moradores daquela área.

O proprietário da carvoaria deverá comparecer ao MP para prestar esclarecimentos, devendo apresentar documentos que comprovem a legalidade de funcionamento do seu estabelecimento.

Entre as diligências iniciais deverá ser enviado ofício ao IDEMA solicitando uma vistoria no local e elaboração de laudo pericial, verificando se há emissão de poluentes fora dos níveis permitidos para o local em que está instalada a carvoaria. O IDEMA também deverá informar se a carvoaria possui licença ambiental para funcionar.

A Prefeitura de Itajá também será oficiada, informando se existe a emissão de algum alvará de instalação e funcionamento para a carvoaria. Os moradores que reclamaram da possível poluição deverão apresentar, em até dez dias úteis, cópias de receitas médicas, exames ou quaisquer outros documentos que possuam, relativos a problemas respiratórios ou alérgicos que tenham sido causados, ou que estejam sendo agravados, devido à poluição ambiental.

Assessoria de Imprensa do MPRN

Micarla poderá deixar a Prefeitura de Natal

A Prefeita de Natal Micarla de Souza poderá deixar a Prefeitura de Natal. Ela vem enfrentando sérios problemas de saúde e poderá ter que passar por uma nova cirurgia.

O problema é que a “borboleta” natalense não obedeceu as recomendações médicas pós cirurgia feita em São Paulo em janeiro, quando submeteu-se a uma operação para colocar uma prótese para fechar a comunicação inter-atrial dos átrios direito e esquerdo, o resultado é que o procedimento não obteve o sucesso esperado. Os médicos que realizaram a cirurgia determinaram a Micarla pelo menos dois meses de repouso, o que não ocorreu.

Caso exista mesmo a necesidade de um novo procedimento cirúrgico, já há quem defenda entre os familiares da prefeita que ela renuncie tendo em vista a prioridade que deve dar a sua saúde. Para alguns essa seria também uma saída honrosa para deixar a prefeitura, tal o desgaste que a administração verde vem sofrendo com 88% de desaprovação, segundo pesquisa Consult divulgada no último domingo pelo jornal Tribuna do Norte.

Filha do deputado Gustavo Carvalho é atropelada e está sendo atendida no Walfredo Gurgel

O deputado Gustavo Carvalho está neste momento no Hospital Walfredo Gurgel.
Foi para lá que ele levou a filha Lorena, de 17 anos, que foi atropelada em frente ao Itorn.
Ela voltava para casa vindo da casa de uma amiga quando foi atropelada e sofreu uma pancada forte na cabeça. 

"Graças a Deus não houve nenhum trauma e ela está sendo muito bem atendida. Estou muito feliz com o atendimento do Walfredo", disse Gustavo, que também precisou ser medicado depois do susto.
Segundo o deputado, a filha não vai para casa hoje. 

Do Blog: Noticia rara de se ler. É dificil ver qualquer politico, principalmente os maiores, usufruirem do serviço que eles elogiam e defendem. Gustavo Carvalho mostrou que acredita no serviço público, ou do contrário teria levado a filha imediatamente para uma unidade particular. Criticas a parte, vamos torcer pela saúde da menina e também para que os serviços públicos melhorem de forma definitiva.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ataque de abelhas provoca capotamento de veículo na BR-304

Por volta das 9h30 desta segunda-feira, um ataque de enxame de abelhas provocou o capotamento de um veículo com três ocupantes na BR-304 próximo ao município de Lajes, região Central do RN.
Donato Dantas de Araújo, Elanice Silva de Araújo e Matheus Rodrigues da Silva foram socorridos por uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhados para o hospital de Angicos.
O veículo modelo Palio de cor vermelha e de placas DWG-4660, de Aracati-CE vinha no sentido para o município de Assu. Segundo informações de testemunhas, o condutor do veículo teria sido atacado por um enxame de abelhas e perdeu o controle do carro e capotou.
Um dos ocupantes teria ficado preso as ferragens mas foi resgatado e levado para o hospital de Angicos, junto com os demais que permanecem internados.

Das 15 pessoas detidas na Operação Batalhão Mall, 11 já estão soltas

Das 15 pessoas que foram detidas na segunda-feira passada, 4, em virtude da Operação Batalhão Mall, onze já estão com a liberdade garantida pelo Tribunal de Justiça do Estado. Os três empresários e oito dos doze policiais entraram com ação e conseguiram habeas corpus, não chegando a passar uma semana atrás das grades. Na segunda-feira,  oitenta homens e 11 promotores de Justiça envolvidos na Operação deram cumprimento a 15 mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

Na sexta-feira passada, o desembargador Vírgilio Macêdo Júnior expediu alvará de soltura para oito praças da PM, que estavam detidos em carceragens do Bope, na capital do estado. O sargento Francisco Xavier Leonez ainda não teve o pedido julgado.

A Associação de Cabos e Soldados da PM informou que apesar de os oito soldados terem conseguido a liberdade através da Justiça, em um gesto de solidariedade, ainda estariam na carceragem do BOPE aguardando a liberdade dos restantes. O major Carlos Alberto Gomes de Oliveira e o tenente-coronel Wellington Arcanjo de Morais permanecem detidos em quartéis de Natal.

Os empresários Rodolfo Soares Fagundes de Albuquerque e Erinaldo Medeiros de Oliveira, donos de postos de combustíveis, estão libertados. O gerente da Nossa Agência, Pedro Gonçalves, foi solto a pedido do Ministério Público em decorrência da delação premiada.

O promotor de Justiça de Investigação Criminal, Wendell Bethoven Ribeiro Agra, confirmou a informação da libertação de oito dos doze policiais militares presos no início da semana passada. Segundo ele, a investigação fica prejudicada. "Fica mais difícil para nós trabalharmos. Os policiais voltarão ao quartel e farão qualquer tipo de contato que quiserem", disse.

Apesar da soltura de parte dos envolvidos, o prazo de 20 dias para encerrar o inquérito permanece válido. "Se todos fossem soltos, o prazo aumentaria para quarenta. Mas os oficiais permanecem detidos, então o prazo é o mesmo", concluiu.